DuinoBlocks for Kids: um ambiente de programação em blocos para o ensino de conceitos básicos de programação a crianças do Ensino Fundamental I por meio da Robótica Educacional

  • Rubens Lacerda Queiroz UFRJ
  • Fábio Ferrentini Sampaio UFRJ

Resumo


Existem hoje algumas iniciativas bastante relevantes no sentido de viabilizar o ensino de programação de computadores já nos primeiros anos do ensino fundamental, sendo uma delas baseada na associação de duas estratégias muito bem sucedidas: a Robótica Educacional e a utilização de Ambientes de Programação Visual baseados em blocos de encaixar. Este trabalho apresenta o DuinoBlocks for Kids, um Ambiente de Programação em Blocos baseado em tecnologia livre e voltado ao ensino de conceitos básicos de programação a crianças do Ensino Fundamental I, permitindo a manipulação de experimentos em Robótica tanto em um laboratório remoto - via aplicação web - quanto localmente.

Referências

Alimisis, Dimitris. (2013) “Educational roboTIC: Open questions and new challenges”. Themes in Science and Technology Education, v. 6, n. 1, p. pp–63.

Alves, Raphael M. (2013) “Duinoblocks: Desenho e Implementação de um Ambiente de Programação Visual para Robótica Educacional”. Dissertação (Mestrado em Informática) - Programa de Pós Graduação em Informática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Barbero, A.; Demo, G. B. (2011) “The art of programming in a Technical Institute after the Italian secondary school reform.” Proceedings ISSEP 2011.

Buechley, L.; Eisenberg M.; Elumeze, N. (2007) “Towards a curriculum for electronic textiles in the high school classroom”. In: ACM SIGCSE Bulletin-2007, p. 28-32.

Burnett, Margaret M. (1999) “Visual programming”. Wiley Encyclopedia of Electrical and Electronics Engineering.

Da Silveira, Sérgio A. (2003) “Inclusão digital, software livre e globalização contrahegemônica. Software Livre e Inclusao Digital”. Sao Paulo: Conrad, v. 7, p. 11.

Denis, Brigitte; Hubert, Sylviane. (2001) “Collaborative learning in an educational roboTIC environment”. Computers in Human Behavior, v. 17, n. 5, p. 465–480.

Jr., Almir de O.C.; Guedes, Ello´a B. (2015) " Uma Análise Comparativa de Kits para a Robótica Educacional". WEI - XXIII Workshop sobre Educação em Informática.

López-Rodríguez, Francisco M.; Cuesta, Federico. (2015) “Andruino-A1: Low-Cost Educational Mobile Robot Based on Android and Arduino”. Journal of Intelligent & Robotic Systems, 3 maio.

Papert, Seymour. (1980) “Mindstorms: Computers, Children and Powerful Ideas”. NY: Basic Books. 255p.

Perez, Anderson L. F.et al. (2013) “Uso da Plataforma Arduino para o Ensino e o Aprendizado de Robótica”.[S.l: s.n.].

Piaget, Jean. (1974)“To Understand is to Invent”. N.Y.: Basic Books.

Pinto, Marcos de C. (2011) “Aplicação de Arquitetura Pedagógica em Curso de Robótica Educacional com Hardware Livre”. Dissertação (Mestrado em Informática) - Programa de Pós Graduação em Informática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Prensky, M. (2001) “Digital Natives, Digital Immigrants Part 1”, On the Horizon, Vol. 9 Iss: 5, p. 1–6.

Resnick, Mitchel et al. (2009) “Scratch: programming for all”. Communications of the ACM, v. 52, n. 11, p. 60-67.

Resnick, Mithel. (2014) “Palestra no evento Transformar 2014”. 46'30''. Disponível em: . Acesso em: 4 mar.2016.

Rus, Daniela. (2006) “Teaching roboTIC everywhere”. IEEE RoboTIC & Automation Magazine, v. 13, n. 1, p. 15–94.

Souza, Marcos A.M; Duarte, José R.R. (2015) “Low-cost educational roboTIC applied to physics teaching in Brazil". Physics Education, v. 50, n. 4, p. 482.

Souza, Paulo Roberto A. et al. (2014) “LabVad: Laboratório Remoto para o Desenvolvimento de Atividades Didáticas com Robótica”. TISE : XX Congresso Internacional de Informática Educativa.

Wing, Jeannette,M. (2006) "Computational thinking". Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35.
Publicado
04/07/2016
Como Citar

Selecione um Formato
QUEIROZ, Rubens Lacerda; SAMPAIO, Fábio Ferrentini. DuinoBlocks for Kids: um ambiente de programação em blocos para o ensino de conceitos básicos de programação a crianças do Ensino Fundamental I por meio da Robótica Educacional. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 24. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 2086-2095. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2016.9652.