Ensino de Linguagem de Programação com Ênfase na Aprendizagem Significativa

  • Gilberto Astolfi IFMS
  • Dejahyr Lopes Junior IFMS

Resumo

Este artigo relata uma intervenção, com ênfase na prática docente, que prioriza uma abordagem de ensino conduzida pelo viés da aprendizagem significativa, em que o estudante desenvolve o processo de aprendizagem tendo como base seu conhecimento prévio. Na abordagem é proposto identificar os conhecimentos prévios dos estudantes, analisá-los, amenizar as deficiências conceituais e por fim introduzir o novo conhecimento por meio de desenvolvimento de um projeto de software ao longo da unidade curricular. Os resultados apresentados sugerem uma constante reflexão e retomadas das práticas pedagógicas e suas implicações, as quais professores e alunos compartilham o protagonismo do processo de ensino e aprendizagem.

Referências

Ausubel, D. P. (2003). Aprender a aprender, Plátano Edições Técnicas, 1a edição.

Luckesi, C. C. (2003). Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática, Malabares Comunicação e Eventos.

Mendonça, C. A. S. (2012). Investigando conhecimentos dos licenciandos em biologia sobre aprendizagem significativa e mapas conceituais. In Aprendizagem Significativa em Revista, p.14-24.

Moreira, M. A. (1980). Mapas conceituais como instrumentos para promover a diferenciação conceitual progressiva e a reconciliação integrativa. Ciência e Cultura, p. 474-479.

Moreira, M. A. (2000). Aprendizagem significativa crítica. In: III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, 2000, Peniche. Anais do III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, 2000.

Moreira, M. A. (2012). Al final, que és aprendizaje significativo? Qurriculum (La Laguna), p. 29-56.

Novak, J. P. and Gowin, D. B. (1999). Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva, Plátano Edições Técnicas, 1a edição.

Pelizzari, A., Kriegl, M. L., Baron, M. P., Finck, N. T. L. and Dorocinski, S. I. (2002). Teoria da Aprendizagem Significativa Segundo Ausubel. Revista do Programa de Educação Corporativa (PEC), p. 37-42.

Tavares, R. (2010). Aprendizagem significativa codificação dual e objetos de aprendizagem. Revista Brasileira de informática na Educação, p. 4-16.
Publicado
2016-07-04
Como Citar
ASTOLFI, Gilberto; LOPES JUNIOR, Dejahyr. Ensino de Linguagem de Programação com Ênfase na Aprendizagem Significativa. Anais do Workshop sobre Educação em Computação (WEI), [S.l.], p. 2106-2115, jul. 2016. ISSN 2595-6175. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/article/view/9654>. Acesso em: 18 maio 2024. doi: https://doi.org/10.5753/wei.2016.9654.