L2PM: relato de uma experiência sobre o ensino integrado de Lógica, Programação e Matemática para Computação
Resumo
Este artigo descreve e analisa uma experiência diferenciada de ensino de Lógica, Programação e Matemática para Computação, cujos sujeitos envolvidos são alunos da graduação das áreas de TI na UNISINOS. Constitui-se um grupo de estudos chamado L2PM, que teve como mediadores três professores e ocorreu em período extraclasse. Os encontros contemplaram em um mesmo ambiente aulas integradas das disciplinas em questão, realizadas em rodadas de 15 minutos, alternadas entre os professores e temas, finalizando com uma rodada que serve de integração, a qual reúne os conteúdos tratados no grupo. O resultado desta experiência aponta que a dinâmica adotada no L2PM possibilitou outras condições para a construção de conhecimento.
Referências
da Silva, F. M. (2003). Aspectos relevantes das novas tecnologias aplicadas à educação e os desafios impostos para a atuação dos docentes. Akrópolis - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, 11(2). ISSN: 1982-1093.
Gomes, A., Henriques, J., and Mendes, A. J. (2008). Uma proposta para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem inicial de programação de computadores. Educação, Formação & Tecnologias, 1(1):93 – 103.
Helmer, E. A. (2014). Utilização de estratégias de ensino diversificadas na sala de aula : Estudo de caso em um curso superior de tecnologia. Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.
Júnior, J. C. R. P. and Rapkiewicz, C. E. (2004). O processo de ensino-aprendizagem de fundamentos de programação: Uma visão crítica da pesquisa no brasil.
Larrosa, J. (2002). Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, 1(19).
Lopes, M. C. (2006). Uma experiência de ensino-aprendizagem em uma disciplina de programação. Anais do XV SEMINCO - Seminário de Computação, pages 109 – 118.
Martins, S. W., Mendes, A. J., and Figueiredo, A. D. (2010). Comunidades de investigação em programação: Uma estratégia de apoio ao aprendizado inicial de programação. Revista Iberoamericana de Tecnologias da Aprendizagem, 5(1):39 –46.
Raabe, A. L. A. and da Silva, J. M. C. (2005). Um ambiente para atendimento as dificuldades de aprendizagem de algoritmos. Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (WEI 2005).
Raabe, A. L. A. and Giraffa, L. M. M. (2006). Uma arquitetura de tutor para promover experiências de aprendizagem mediadas. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 16(2002):268–277.
Vincent, B. B. (2013). As vertigens da tecnociência. São Paulo: Ideias Letras.