Melhora dos índices de aprovação pela formação de turmas com perfis de conhecimento semelhantes

  • Robinson Vida Noronha UTFPR
  • Hilton José Silva de Azevedo UTFPR

Resumo


Investigou-se se a formação de turmas de acordo com o coeficiente de rendimento do aluno poderia ter um desempenho acadêmico superior às turmas que não possuem esse tipo de critério de composição. Todas as turmas envolvidas nesse estudo tiveram os mesmos instrumentos de avaliação. As turmas formadas por alunos de baixo coeficiente de rendimento tiveram uma abordagem didática diferenciada. Os resultados obtidos apontam para um aumento nos índices de aprovação e reprovação das turmas e uma redução nos índices de desistência dos alunos.

Referências

Barker, L., J., McDowell, C., Kalahar, K. (2009). Exploring Factors that Influence Computer Science Introductory Course Students to Persist in the Major. ACM SIGCSE Bulletin, 41(2), pp. 282-286.

Citadin, J., R., Kemczinski, A., Matos, A., V. (2014). Formação de Grupos para Aprendizagem Colaborativa: Um mapeamento sistemático da literatura. Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE 2014.

Costa, S., S., Cazella, S., Rigo, S.J. (2014). Mineração de dados sobre o desempenho de alunos de cursos de educação permanente em modalidade EAD: Um estudo de caso sobre a evasão escolar na UNA-SUS. CINTED - Novas Tecnologias na Educação, V. 12, No.2, dezembro de 2014.

Gaioso, Natalicia Pacheco de Lacerda (2006) O Fenômeno da Evasão Escolar na Educação Superior no Brasil. Unesco, 2006. Disponível em: www.iesalc.unesco.org.ve/programas/Deserción/Informe. Acesso em 19/03/2016

Jesus, S. (2008). Estratégias para motivar os alunos. Revista Educação, 31 (1), 21-29.

Santos, A., Gorgônio, A., Lucena, A., Gorgônio F. (2015). A Importância do Fator Motivacional no Processo Ensino-Aprendizagem de Algoritmos e Lógica de Programação para Alunos Repetentes. Anais do Workshop de Educação em Informática - WEI 2015. XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 20 a 23 de julho de 2015 - Recife - PE.

Souza, O., S. Morais, P. S., Silva Júnior, F., C. (2015). Um Estudo sobre a Evasão no Curso de Licenciatura em Informática do IFRN – Campus Natal – Zona Norte. Anais do Workshop de Educação em Informática - WEI 2015. XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 20 a 23 de julho de 2015 - Recife - PE.

Manukyan, N., Eppstein, M. J., e Horbar, J. D. (2013). Team structure and quality improvement in collaborative environments. In Collaboration Technologies and Systems (CTS), 2013 International Conference on , IEEE, pp. 523-529.

Manhães, L., M., B., Cruz, S., M., S., Costa, R., J., M., Zavaleta, J., Zimbrão, G. (2012). Identificação dos Fatores que Influenciam na Evasão em Cursos de Graduação Através de Sistemas Baseados em Mineração de Dados; Uma Abordagem Quantitativa. VIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação.

Oliveira Junior, J., G., Noronha, R., V., Kaestner, C., A., A., (2014) Análise da Correlação da Evasão de Cursos de Graduação com o Empréstimo de Livros em Bibliotecas. Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Workshop de Mineração de Dados em Ambientes Virtuais do Ensino e Aprendizagem, pag. 601-610. Dourados - Mato Grosso do Sul, 03 a 06 de novembro de 2014.
Publicado
04/07/2016
NORONHA, Robinson Vida; DE AZEVEDO, Hilton José Silva. Melhora dos índices de aprovação pela formação de turmas com perfis de conhecimento semelhantes. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 24. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 2235-2244. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2016.9667.