POOGame: Um Jogo Sério para o Ensino de Programação Orientada a Objetos

  • Leuson M. P. da Silva UFC
  • Brendo C. Bonfim UFC
  • Rogério C. Silva UFC
  • Jefferson B. da Silva UFC
  • Wellington L. Moura UFC
  • Carla I. M. Bezerra UFC
  • Paulyne M. Jucá UFC

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar a elaboração de um jogo sério para o ensino de programação orientada a objetos (POO), denominado POOGame. O desenvolvimento do jogo foi baseado em jogos de RPG, de forma que o jogador controla um personagem e a partir de batalhas é possível invocar criaturas e controlar suas açõees utilizando comandos baseado na linguagem JAVA. O jogo foi elaborado e avaliado no contexto da disciplina de Introdução ao Desenvolvimento de Jogos de um curso de Engenharia de Software, seguindo uma metodologia para o desenvolvimento de jogos. Os resultados da avaliação do POOGame indicaram evidências de que o jogo contribui para o aprendizado de POO.

Referências

Al-Linjawi, A. A. and Al-Nuaim, H. A. (2010). Using alice to teach novice programmers oop concepts. Journal of King Abdulaziz University: Science, 22(1):59–68.

Figueiredo, K. d. S., Ribeiro, J. M., Souza, R., and Angelo, V. R. (2015). Uma abordagem gamificada para o ensino de programac¸ ˜ao orientada a objetos. WEI - XXIII Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2015).

Gosling, J., Joy, B., Steel, G., Bracha, G., and Buckley, A. (2013). The java language specification.

Holland, S., Griffiths, R., and Woodman, M. (1997). Avoiding object misconceptions. In ACM SIGCSE Bulletin, volume 29, pages 131–134. ACM.

Lopes, A. C. B. (2012). Desenvolvimento de um jogo didático para ensino de programação orientada a objetos e sua aplicação em cursos técnicos de computação.

Master’s thesis, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brasil.

Savi, R. (2011). Avaliação de Jogos voltados para a disseminação do conhecimento. PhD thesis, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Voss, G., Nunes, F., and Medina, R. (2013). Proposta de um jogo sério para o ensino de redes de computadores no ambiente virtual 3d opensim. In Proceedings of the XI Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment–SBGames 2013, pages 37–40.

Werbach, K. and Hunter, D. (2012). For the win: How game thinking can revolutionize your business. Wharton Digital Press.
Publicado
04/07/2016
DA SILVA, Leuson M. P.; BONFIM, Brendo C.; SILVA, Rogério C.; DA SILVA, Jefferson B.; MOURA, Wellington L.; BEZERRA, Carla I. M.; JUCÁ, Paulyne M.. POOGame: Um Jogo Sério para o Ensino de Programação Orientada a Objetos. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 24. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 2333-2342. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2016.9677.