Práticas Interdisciplinares Apoiadas por Problemas na Formação do Técnico em Informática

  • Olavo José Luiz Junior IFPR
  • Luiz Fernando Delboni Lomba IFMS

Resumo


Com a implantação dos Institutos Federais, foi construída no Brasil uma organização pedagógica que contempla cursos que vão da educação básica à superior, oportunizando que os conceitos da computação sejam introduzidos já na educação básica. Os cursos técnicos da área da computação não devem se prender apenas a ensinar o “fazer”, mas o ensinar para “saber fazer” e “saber buscar o que fazer”. O objetivo da atividade relatada foi ampliar o escopo de aplicação prática de disciplinas técnicas do currículo do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. A abordagem foi desenvolver as competências de diferentes disciplinas em uma atividade conjunta, realizada sob a ótica da atuação em um ambiente profissional, baseada na metodologia da problematização. Os resultados apresentam as percepções dos professores quanto ao processo de avaliação e quanto à operacionalização de atividades desta natureza, concluindo-se que este tipo de abordagem infere mais significado aos aprendizes, superando a divisão do trabalho entre as ações de executar e de pensar.

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Publicado
04/07/2016
LUIZ JUNIOR, Olavo José; LOMBA, Luiz Fernando Delboni. Práticas Interdisciplinares Apoiadas por Problemas na Formação do Técnico em Informática. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 24. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 2353-2362. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2016.9679.