Práticas Interdisciplinares Apoiadas por Problemas na Formação do Técnico em Informática

  • Olavo José Luiz Junior IFPR
  • Luiz Fernando Delboni Lomba IFMS

Resumo


Com a implantação dos Institutos Federais, foi construída no Brasil uma organização pedagógica que contempla cursos que vão da educação básica à superior, oportunizando que os conceitos da computação sejam introduzidos já na educação básica. Os cursos técnicos da área da computação não devem se prender apenas a ensinar o “fazer”, mas o ensinar para “saber fazer” e “saber buscar o que fazer”. O objetivo da atividade relatada foi ampliar o escopo de aplicação prática de disciplinas técnicas do currículo do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. A abordagem foi desenvolver as competências de diferentes disciplinas em uma atividade conjunta, realizada sob a ótica da atuação em um ambiente profissional, baseada na metodologia da problematização. Os resultados apresentam as percepções dos professores quanto ao processo de avaliação e quanto à operacionalização de atividades desta natureza, concluindo-se que este tipo de abordagem infere mais significado aos aprendizes, superando a divisão do trabalho entre as ações de executar e de pensar.

Referências

Almeida, M. E. B. and Moran, J. M. (2005). Integração das Tecnologias na Educação. Ministério da Educação, Seed, Brasília, DF.

Araújo, D. C., Rodrigues, A. N., Silva, C. V. A., and Soares, L. S. (2015). O ensino de computação na educação básica apoiado por problemas: Práticas de licenciandos em computação. In XXIII Workshop sobre Educação em Informática - Anais do XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Recife. SBC.

Berbel, N. A. N. (1995). Metodologia da problematização: uma alternativa metodológica apropriada para o ensino superior. Semina: Ciˆencias Sociais e Humanas, 16(2):9–19.

Berbel, N. A. N. (1998). A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface—Comunicação, Saúde, Educação, 2(2):139–154.Bordenave, J. D. and Pereira, A. M. (1982). Estratégias de ensino aprendizagem. Vozes, Petrópolis.

Ferreira, J. L., Carpim, L., and Behrens, M. A. (2010). Do paradigma tradicional ao paradigma da complexidade: um novo caminhar na educação profissional. Boletim Técnico do Senac: a Revista da Educação Profissional, 36(1):51–59.

Frigotto, G., Ciavatta, M., and Ramos, M. (2005). Ensino médio integrado: concepção e contradições. Cortez, São Paulo.

Ministério da Educação (2007). Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Ministério da Educação, Brasília.

Moretto, V. P. (2010). Prova: Um Momento Privilegiado de Estudo, N˜ao Um Acerto de Contas. 9 ed. Lamparina, Rio de Janeiro.

Notari, D. L., Bohn, J., and Boff, E. (2009). Uma abordagem baseada em problemas para aprendizagem colaborativa de sistemas operacionais. In XVII Workshop sobre Educação em Informática - Anais do XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Bento Gonçalves. SBC.

Oliveira,W. L. A., Arruda, G. H. M., and Bittencourt, R. A. (2007). Uso do método pbl no ensino de arquitetura de computadores. In Proceedings of the 2007 International Conference on Engineering and Computer Education, Santos. International Conference On Engineering and Computer Education.

Pacheco, E. (2011). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Moderna, Brasília.

Sakai, M. H. and Lima, G. Z. (1996). Pbl: uma vis˜ao geral do método. Olho Mágico, 2(5/6):51–59.

Venturelli, J. (1997). Educación médica. Serie PALTEX salud y sociedad 2000. Organización Panamericana de la Salud, Washington.
Publicado
04/07/2016
Como Citar

Selecione um Formato
LUIZ JUNIOR, Olavo José; LOMBA, Luiz Fernando Delboni. Práticas Interdisciplinares Apoiadas por Problemas na Formação do Técnico em Informática. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 24. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 2353-2362. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2016.9679.