Torneios Baseados em Robocode para Incentivar Jovens a Aprender Programação

  • Matheus C. Meira UNICAMP
  • Marri S. S. Lima UNICAMP
  • Marcos A. F. Borges UNICAMP

Resumo


Alunos das gerações atuais, inseridos em um contexto de conectividade no universo digital, podem considerar ambientes de ensino tradicionais desmotivadores. Este artigo indica uma nova abordagem para ensino de programação, a partir do desenvolvimento de competições científicas baseadas no jogo digital educacional Robocode. O artigo apresenta a experiência de organização de competições científicas que envolvem torneios e ligas baseadas no jogo educacional Robocode ao longo de cinco anos e discute como eles podem ser usados como promissoras ferramentas de diversificação de métodos lúdicos e colaborativos de aprendizagem.

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Publicado
04/07/2016
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MEIRA, Matheus C.; LIMA, Marri S. S.; BORGES, Marcos A. F.. Torneios Baseados em Robocode para Incentivar Jovens a Aprender Programação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 24. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 2403-2412. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2016.9684.