Uma Ferramenta para Ensinar Introdução à Teoria da Computação

  • Candido Ferreira Xavier de Mendonça USP
  • Luciano A. Digiampietri USP

Resumo

Manter a motivação e o interesse do aluno desde o primeiro dia de aula é um dos maiores desafios da educação superior. O qual fica mais acentuado nas disciplinas teóricas. Este trabalho reporta a aplicação do conceito de “zona de desenvolvimento proximal” da teoria de Vygotsky na construção de uma ferramenta (“brinquedo”) utilizada como proposta para mediar conflitos dos alunos na aprendizagem do conteúdo da disciplina “Introdução à Teoria da Computação”.

Referências

D. Caugherty and S. H. Rodger. NPDA: A tool for visualizing and simulating nondeterministic pushdown automata. In DIMACS Workshop, pages 365–377, March 1992.

M. K. de Oliveira. Pensamento e Ação no Magistério: Vygotsky, Aprendizado e desenvolvimento, Um processo sócio-histórico, chapter 4, pages 55–79. Editora Scipione, S˜ao Paulo, 2006.

S. C. Kleene. Representation of events in nerve nets and finite automata. Automata Studies, 1956.

W. S. McCulloch andW. H. P. Jr. A logical calculus of ideas immanent in nervous activity. Bull. Math. BioPhys., 5:115–133, 1943.

M. O. Rabin and D. Scott. Finite automata and their decision problems. IBM Journal of Research and Development archive, 3 Issue 2:114–125, 1959.

S. H. Rodger, E. Wiebe, K. M. Lee, C. Morgan, K. Omar, and J. Su. Increasing engagement in automata theory with jflap. In SIGCSE ’09 Proceedings of the 40th ACM technical symposium on Computer science education, pages 403–407. ACM New York, NY, USA, March 2009.

M. Sipser. Introdução à Teoria da Computação. Thompson Pioneira, Brasil, 2007.

A. M. Turing. On computable numbers, with an application to the entscheidungsproblem. In Proc. London Math. Soc. Ser. 2 42, pages 230–265, 1937.

A. M. Turing. Correction to: On computable numbers, with an application to the entscheidungsproblem. In Proc. London Math. Soc. Ser. 2 43, pages 544–546, 1938.
Publicado
2016-07-04
Como Citar
DE MENDONÇA, Candido Ferreira Xavier; DIGIAMPIETRI, Luciano A.. Uma Ferramenta para Ensinar Introdução à Teoria da Computação. Anais do Workshop sobre Educação em Computação (WEI), [S.l.], p. 2422-2431, jul. 2016. ISSN 2595-6175. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/article/view/9686>. Acesso em: 18 maio 2024. doi: https://doi.org/10.5753/wei.2016.9686.