Fred – um agente pedagógico mediador na construção do conhecimento
Resumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento de um software educacional, apoiado por um agente pedagógico capaz de intervir no ambiente do aluno. O agente proposto está amparado por concepções pedagógicas (Inatista, Empirista e Interacionista) e busca respeitar o desenvolvimento individual, o processo cognitivo e o conhecimento que cada aluno traz em suas experiências. O software educacional desenvolvido é sobre a História dos Jesuítas no Rio Grande do Sul, tendo como público alvo crianças da quarta série do Ensino Fundamental.Referências
BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 1993.
DAVIS, C.; OLIVEIRA, Z. Psicologia na educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
GIRAFFA, L. M. M. Uma arquitetura de tutor utilizando estados mentais. 1999. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) – Instituto de Informática, UFRGS, Porto Alegre. 1999.
KONZEN, Andréia. Uma estratégia de ensino para Sistemas Tutores Inteligentes. 1999. Monografia (Curso de Ciência da Computação) – Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 1999.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino:as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
LOLLINI, Paolo. Didática e Computador: quando e como a informática na escola. São Paulo: Loyola, 1991.
SANTOS, Cássia Trojahn dos. Agente de acompanhamento pedagógico para Sistemas Tutores Inteligentes. 2000. 164 f. Monografia (Curso de Ciência da Computação) – Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2000.
WEISS, A. M. L.; CRUZ, M. L. R. M. da. A informática e os problemas escolares de aprendizagem. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2001.
DAVIS, C.; OLIVEIRA, Z. Psicologia na educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
GIRAFFA, L. M. M. Uma arquitetura de tutor utilizando estados mentais. 1999. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) – Instituto de Informática, UFRGS, Porto Alegre. 1999.
KONZEN, Andréia. Uma estratégia de ensino para Sistemas Tutores Inteligentes. 1999. Monografia (Curso de Ciência da Computação) – Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 1999.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino:as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
LOLLINI, Paolo. Didática e Computador: quando e como a informática na escola. São Paulo: Loyola, 1991.
SANTOS, Cássia Trojahn dos. Agente de acompanhamento pedagógico para Sistemas Tutores Inteligentes. 2000. 164 f. Monografia (Curso de Ciência da Computação) – Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2000.
WEISS, A. M. L.; CRUZ, M. L. R. M. da. A informática e os problemas escolares de aprendizagem. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2001.
Publicado
16/04/2007
Como Citar
MELLO, Julio Cezar Souza de; FROZZA, Rejane.
Fred – um agente pedagógico mediador na construção do conhecimento. In: WORKSHOP-ESCOLA DE SISTEMAS DE AGENTES, SEUS AMBIENTES E APLICAÇÕES (WESAAC), 1. , 2007, Pelotas/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2007
.
p. 117-128.
ISSN 2326-5434.
DOI: https://doi.org/10.5753/wesaac.2007.33039.