Inferindo fatores sócio-afetivos para a formação de grupos em ambientes colaborativos de aprendizagem
Resumo
Na aprendizagem colaborativa, fatores sócio-afetivos, como cooperação, motivação, afinidades sócio-cognitivas, pró-atividade, interação, entre outros, desempenham um importante papel de estímulo à colaboração, bem como atuam na construção das relações do ser humano dentro de uma perspectiva sócio-cultural. Segundo pesquisadores, em atividades colaborativas de aprendizagem, habilidades individuais sócio-afetivas de um indivíduo precisam ser conjugadas com as de outros a fim de obterem maior êxito no trabalho coletivo. Embora os pedagogos e outros pesquisadores da educação apontem a importância de considerar esses fatores sócioafetivos em atividades colaborativas de aprendizagem, poucos ambientes educacionais colaborativos assim estão fazendo. Desta forma, este trabalho apresenta inferências dos fatores sócio-afetivos Capacidade de Cooperação, Personalidade, Liderança e Afinidade Social a fim de serem utilizadas por um agente pedagógico afetivo na formação de grupos de alunos para trabalhem colaborativamente.Referências
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Publicado
16/04/2007
Como Citar
QUARTO, Cícero C.; LABIDI, Sofiane; JAQUES, Patrícia A.; SCHIVITZ, Ida M. M..
Inferindo fatores sócio-afetivos para a formação de grupos em ambientes colaborativos de aprendizagem. In: WORKSHOP-ESCOLA DE SISTEMAS DE AGENTES, SEUS AMBIENTES E APLICAÇÕES (WESAAC), 1. , 2007, Pelotas/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2007
.
p. 155-170.
ISSN 2326-5434.
DOI: https://doi.org/10.5753/wesaac.2007.33042.