Aplicação do Esquema de van Hiele no Processo de Ensino-Aprendizagem em um Sistema Multiagente Reativo

  • Eloisa M. K. Theisen UNISC
  • Márcia Werlang UNISC
  • Rubén E. P. Pazos UNISC
  • Rejane Frozza UNISC

Resumo


O presente trabalho busca demonstrar situações em sala de aula com a utilização da ferramenta SIMULA desenvolvida por Frozza (1997), o qual é um ambiente que se destina ao desenvolvimento de aplicações com o uso de agentes reativos. As situações propostas aos agentes reativos num sistema são as de aprendizagem esquematizadas por van Hiele, onde o objetivo constitui-se da investigação de como o raciocínio geométrico dos alunos evolui (Teoria dos Níveis de Raciocínio) assim como, a forma de ajuda do professor para aperfeiçoar a qualidade desse raciocínio (Teoria das Fases de Aprendizagem).

Referências

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Publicado
28/05/2008
THEISEN, Eloisa M. K.; WERLANG, Márcia; PAZOS, Rubén E. P.; FROZZA, Rejane. Aplicação do Esquema de van Hiele no Processo de Ensino-Aprendizagem em um Sistema Multiagente Reativo. In: WORKSHOP-ESCOLA DE SISTEMAS DE AGENTES, SEUS AMBIENTES E APLICAÇÕES (WESAAC), 2. , 2008, Santa Cruz do Sul/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2008 . p. 104-113. ISSN 2326-5434. DOI: https://doi.org/10.5753/wesaac.2008.33082.