Enfoque de Análise de Interações em Sistemas Colaborativos em EAD usando Folksonomias

  • Leandro Batista de Almeida UTFPR
  • Hilton José Silva de Azevedo UTFPR
  • Gustavo Alberto Gimenez Lugo UTFPR
  • Cesar Augusto Tacla UTFPR

Resumo


Este artigo descreve uma arquitetura de sistema multi-agentes que permite o acesso aos repositórios de dados de sistemas de EAD heterogêneos para gerar análises que possam auxiliar no processo de aprendizagem. Esses dados são compostos da trajetória dos alunos, suas comunicações e conjuntos de folksonomias sobre os objetos educacionais.

Referências

Al-Khalifa, H.S. (2007). Automatic Document-Level Semantic Metadata Annotation using Folksonomies and Domain Ontologies, Phd Thesis, Univ. Southampton, UK.

Azevedo, H., Scalabrini, E. Leszczynski, S. (2006). Developing Social and Technical Competencies in Collaborative Online Learning Environments. In: Itanhaém. Proceedings of: WCCSETE, 2006, Itanhaém. Santos. SP, 2006. v. 01.

Berners-Lee, Tim (2001) “The Semantic Web”, In: Scientific American Magazine, May, 2001, reproduzido em [link]

Castells, M. (2007). A Sociedade em Rede. Ed. Paz e Terra.

Der Maren, Jean-Marie Van. (1995) "Méthodes de Recherche pour L'Éducation", Lês Presses de L'Université de Montreal, De Boeck Université.

Doherty, B. et al. (2006) “Entre-pass: Personalising u-learning with Intelligent Agents”, Fouth IEEE ICHIT’06.

Feenberg, A., Xin, C. (2002) Designing for Pedagogical Effectiveness: the TextWeaver, 35. Annual Hawaii International Conference on System Sciences, Hawaii.

Feenberg, A. (1999) Distance Learning: Promise or Threat? Crosstalk, Winter.

Gruber, T. R. (1993) “A Translation Approach to Portable Ontology Specification.” Knowledge Acquisition, Vol. 5, 1993, pp. 199-220.

Herr, J., Card, S., Landay, J. (2005) “prefuse: a toolkit for interactive information visualization”, in: ACM Human Factors in Computing Systems (CHI), pp 421-430.

Jaschke, R.; Hotho, A.; Schmitz, C.; Ganter, B.; Stumme, G.(2008) Discovering shared conceptualizations in folksonomies, In: Web Semantics: Science, Services and Agents on the World Wide Web, v. 6 (1), Semantic Web and Web 2.0, p. 38-53.

Shadbolt, N.; Hall, W.; Berners-Lee, T.(2006) The Semantic Web Revisited. IEEE Intelligent Systems, 96-101.

Shneiderman, Ben (2006) “Discovering Business Intelligence Using Treemaps Visualizations”, Business Intelligence Network, disponível em [link], acessado em abril de 2009

Thomas, J. W. (2000) “A Review of Research on Project-Based Learning”, Disponível em [link]. Acesso em abril de 2009

Torniai, C, Jovanović J., Bateman, S. , Gašević, D., Hatala, M. (2008) Leveraging Folksonomies for Ontology Evolution in E-learning Environments. IEEE International Conference on Semantic Computing.

Ushold, M.; Gruninger, M. (1996) Ontologies: Principles, Methods and Applications, Knowledge Engineer Review, 11 (3) : 93-155.

Viégas, F., Wattenberg, M. van Ham, F., Kriss, J., McKeon, M. (2007) “Many Eyes: A Site for Visualization at Internet Scale”, InfoVIS 2007 – IEEE Visualization.

Vygotsky, L. S. (1998) A Formação Social da Mente: o Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. Editora Martins Fontes, São Paulo.

Wenger, E. (1998) Communities of Practice: Learning, meaning and identity, Cambridge University Press.

Yan, M., Shaw, J., Khamsi, V., Shih-Ping, L. (2003) “Tracking and presenting user attention for collaborative browsing using heterogeneous devices”, ICME’03
Publicado
20/05/2009
ALMEIDA, Leandro Batista de; AZEVEDO, Hilton José Silva de; LUGO, Gustavo Alberto Gimenez; TACLA, Cesar Augusto. Enfoque de Análise de Interações em Sistemas Colaborativos em EAD usando Folksonomias. In: WORKSHOP-ESCOLA DE SISTEMAS DE AGENTES, SEUS AMBIENTES E APLICAÇÕES (WESAAC), 3. , 2009, Caxias do Sul/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2009 . p. 69-78. ISSN 2326-5434. DOI: https://doi.org/10.5753/wesaac.2009.33099.