TITAN: Um jogo de estratégia simulado utilizando conceitos de sistemas multiagentes

  • Maicon R. Zatelli UFSC
  • José R. F. Neri UFSC
  • Daniela M. Uez UFSC
  • Rafael F. Callegaro UFSC

Resumo


O paradigma de agentes está sendo cada vez mais utilizado na área de desenvolvimento de jogos. As características dos agentes, como autonomia, proatividade e interação social, podem auxiliar no desenvolvimento de jogos mais realistas e detalhados. Este trabalho tem como objetivo integrar diversas ferramentas e conceitos da área de IA para o desenvolvimento de um jogo de estratégia. Além de agentes, foram utilizados os conceitos de organização, ambiente, reputação, sistemas especialistas e ontologias.

Referências

Bordini, R. H., Wooldridge, M., and Hübner, J. F. (2007). Programming Multi-Agent Systems in AgentSpeak using Jason (Wiley Series in Agent Technology). John Wiley & Sons.

Bromley, D. B. (1993). Reputation, Image and Impression Management. John Wiley & Sons.

Buchanan, B. G. and Shortliffe, E. H. (1984). Rule Based Expert Systems: The Mycin Experiments of the Stanford Heuristic Programming Project. Addison-Wesley Longman Publishing Co., Inc., Boston, MA, USA.

Carvalho, F. (2004). Comportamento em grupo de personagens do tipo black&white.

Demazeau, Y. (1995). From interactions to collective behaviour in agent-based systems. In In: Proceedings of the 1st. European Conference on Cognitive Science. Saint-Malo, pages 117–132.

Friedman-Hill, E. (2011). Jess, the rule engine for the java platform. Disponível em [link].

Gers, F. (2002). Multi-agent system for distributed data fusion in peer-to-peer environment. PhD thesis, University of Jyväskylä.

Group, I. S. (2011). Hermit owl reasoner. Disponível em [link].

Hubner, J. F. (2003). Um Modelo de Reorganização de Sistemas Multiagentes. PhD thesis, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Jackson, P. (1998). Introduction to Expert Systems. Addison-Wesley Longman Publishing Co., Inc., Boston, MA, USA, 3rd edition.

Research, S. C. F. B. I. (2011). Protégé. Disponível em [link].

Ricci, A. (2011). Cartago. Disponível em [link].

Studer, R., Benjamins, V. R., and Fensel, D. (1998). Knowledge engineering: Principles and methods. Data and Knowledge Engineering, 25(1-2):161–197.

Telecom, I. (2011). Jade - java agent development framework. Disponível em [link].

Wooldridge, M. (2009). An Introduction to MultiAgent Systems. Wiley, 2nd edition.
Publicado
02/05/2012
ZATELLI, Maicon R.; NERI, José R. F.; UEZ, Daniela M.; CALLEGARO, Rafael F.. TITAN: Um jogo de estratégia simulado utilizando conceitos de sistemas multiagentes. In: WORKSHOP-ESCOLA DE SISTEMAS DE AGENTES, SEUS AMBIENTES E APLICAÇÕES (WESAAC), 6. , 2012, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 105-116. ISSN 2326-5434. DOI: https://doi.org/10.5753/wesaac.2012.33139.