Uso do PopOrg na modelagem de personagens autônomos em jogo com a técnica de interactive storytelling

  • Gleifer V. Alves UTFPR
  • Antonio C. da Rocha Costa FURG
  • Raquel de M. Barbosa FURG
  • Priscilla D. Gaertner UTFPR

Resumo


Este trabalho descreve uma proposta para modelagem de personagens autônomos em jogos que utilizem a técnica de interactive storytelling. Tal modelagem será construída através do modelo populacional organizacional PopOrg. A técnica de interactive storytelling busca viabilizar que agentes credíveis possam gerar, alterar e interferir em histórias dentro de um jogo, o que eventualmente aprimora a técnica de IA do jogo eletrônico. O jogo considerado aqui é um simulador veicular.

Referências

Cai, Y., Shen, Z., Miao, C., and Tan, A. (2010). DIRACT: Agent-Based interactive storytelling. In 2010 IEEE/WIC/ACM International Conference on Web Intelligence and Intelligent Agent Technology (WI-IAT), volume 2, pages 273–276. IEEE.

Cavazza, M., Charles, F., and Mead, S. J. (2001). Ai-based animation for interactive storytelling. In Proceedings of IEEE Computer Animation 2001.

da Rocha Costa, A. C. (2011). O nível cultural das sociedades de agentes. In WESSAC 2011, Curitiba, PR.

da Rocha Costa, A. C. and Dimuro, G. P. (2009). A minimal dynamical mas organization model. In Dignum, V., editor, Handbook of Research on Multi-Agent Systems: Semantics and Dynamics of Organizational Models, pages 419–445. Hershey. IGI Global.

de Miranda Barbosa, R. (2011). Especificação Formal de Organizações de Sistemas Multiagentes. PhD thesis, Programa de Pós-Graduação em Computação - UFRGS.

de Miranda Barbosa, R. and da Rocha Costa, A. C. (2011). Uso de rsl para a especificação formal de organizações de smas baseadas em poporg. In WEIT 2011 - Workshop-Escola de Informática Teórica.

Demazeau, Y. and da Rocha Costa, A. C. (1996). Populations and organizations in open multi-agent systems. In Proceedings of the 1st. National Symposium on Parallel and Distributed AI (PDAIí96), Hyderabad, India.

Riedl, M., Saretto, C., and Young, R. M. (2003). Managing interaction between users and agents in a multi-agent storytelling environment. In AAMASí03 , July 14-18, 2003, Melbourne, Australia.

Vuono, V. (2008). Interactive storytelling via intelligent agents. In Damian, M. and Way, T., editors, CSRS 2008 - 2nd Villanova University Undergraduate Computer Science Research Symposium.
Publicado
02/05/2012
ALVES, Gleifer V.; COSTA, Antonio C. da Rocha; BARBOSA, Raquel de M.; GAERTNER, Priscilla D.. Uso do PopOrg na modelagem de personagens autônomos em jogo com a técnica de interactive storytelling. In: WORKSHOP-ESCOLA DE SISTEMAS DE AGENTES, SEUS AMBIENTES E APLICAÇÕES (WESAAC), 6. , 2012, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 279-282. ISSN 2326-5434. DOI: https://doi.org/10.5753/wesaac.2012.33154.