Inserindo o Deslocamento de Multidões no Simulador ITSUMO

  • Roger Ferreira da Cruz UFPel
  • Paulo Roberto Ferreira Jr. UFPel

Resumo


O presente artigo propõe um estudo inicial para a criação de modelo de mesoescala para a inclusão do deslocamento de multidões no simulador de tráfego veicular urbano denominado ITSUMO. Este modelo é a etapa inicial do desenvolvimento de um simulador de situações de emergência como uma extensão do simulador recém mencionado. A base teórica do modelo proposto provem de estudos sobre evacuação e deslocamento de multidões em ambientes restritos e sobre análises empíricas do deslocamento de pessoas em situações de catástrofes. Pretende-se, então, incluir um novo agente no simulador ITSUMO, atualmente denominado Crowd, que implementa o modelo proposto. Esse agente representará multidões e será desenvolvido com base em um modelo híbrido baseado em agentes Brownianos e a teoria das Forças Sociais. Como resultado a inclusão do referido agente permitirá a interação de pessoas e veículos em cenários de emergência contidos no ambiente de simulação ITSUMO.

Referências

F. SCHWEITZER. Brownian Agents and Active Particles: Collective Dynamics in the Natural and Social Sciences. Springer Publishing Company, Incorporated, 2007.

SABOIA, P. C. Simulação de multidões com agentes brownianos e modelo de forças sociais modificado. Dissertação – UNICamp. Campinas, 2010.

ANDRIOTTI, G K. Modelagem de Motoristas e Cenários de Escolha de Rota em Simulações de Tráfego Veicular Urbano. Dissertação – PPGC UFRGS, Porto Alegre 2004.

BOLTON, P. A. Managing Pedestrians During Evacuation of Metropolitan Areas. Material preparado para o Federal Highway Administration - U.S. Department of Transportation 2007.

RIZZO, B. E. Estimativa do quantitativo de indivíduos em multidões. Material preparado para o Centro de Estudos e Pesquisa de Desastres do município do Rio de Janeiro 2006.
Publicado
02/05/2012
CRUZ, Roger Ferreira da; FERREIRA JR., Paulo Roberto. Inserindo o Deslocamento de Multidões no Simulador ITSUMO. In: WORKSHOP-ESCOLA DE SISTEMAS DE AGENTES, SEUS AMBIENTES E APLICAÇÕES (WESAAC), 6. , 2012, Florianópolis/SC. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 283-286. ISSN 2326-5434. DOI: https://doi.org/10.5753/wesaac.2012.33155.