Development of a communication mechanism between Pedagogical Agents in a Virtual Learning Environment
Resumo
O Sistema Tutor Inteligente (STI) desenvolvido por um grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Informática da UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul) não tratava a interação entre os agentes pedagógicos tutor e companheiro. Assim, esse STI foi usado como base no desenvolvimento de um mecanismo de interação para coordenar a comunicação dos agentes. Para isto, um protocolo de interação foi modelado baseado na fundamentação FIPA. Além disso, um agente facilitador e uma variação do método da roleta foram desenvolvidos para eleger o agente que deve interagir com o estudante. Cenários de interação foram aplicados para homologar o mecanismo.
Palavras-chave:
processo de ensino-aprendizagem, sistemas tutores inteligentes, sistemas virtuais de aprendizagem, mecanismo de comunicação entre agentes pedagógicos
Referências
Cutmore, T. R. H., Hine, T. J., Maberly, K. J., Langford, N. M., Hawgood, G, “Cognitive ad gender factors influencing navigation in virtual environment”. In International Journal of Human - Computer Studies, 2000, p. 223-249. .
Guardia, R. B, “Asesores Inteligentes para apoyar el Proceso de Enseñanza de Lenguajes de Programación”. Dissertação de mestrado em Ciências da Computação. ITESM (Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey), 1997. México.
Gürer, D, “The Use of Distributed Agents in Intelligent Tutoring”. In: It’s Workshop on Pedagogical Agents, 1998. San Antonio, Texas.
Wooldridge, M, “An Introduction to Multiagent Systems”. In Department of Computer Scienceat the University of Liverpool, 2009. Editora: John Wiley & Sons.
Kühleis, R, “CHATTERDÓRIS – Um agente pedagógico com interação em linguagem natural”. In Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), monografia, 2011.
Frozza, R., Silva, A. A. K. Da, Schreiber, J. N. C., Lux, B., Molz, K. W., Kipper, L. M., Borin, M. P., Carvalho, A. B. De, Baierle, J. L., Sampaio, L, “Agentes Pedagógicos Emocionais atuando em um Ambiente Virtual de Aprendizagem”. In RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, UFRGS, 2011.
Moissa H. E, “Arquitetura de um Agente Identificador de Fatores Motivacionais e Afetivos em um Ambiente de Ensino e Aprendizagem”. In Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2001. Porto Alegre/RS.
Frigo, L. B., Pozzebon, E., Bittencourt, G, “O Papel dos Agentes Inteligentes nos Sistemas Tutores Inteligentes”. In Anais do WCETE - World Congress on Engineering and Technology Education, 2004. São Paulo/SP.
González, S. M.; Tamariz, A. R.; Carneiro, E. C.; Almeida, J. S. de, “Agentes Inteligentes no Ambiente Virtual de Ensino de Lógica Halyen”. In Conferência IADIS Ibero-Americana WWW/Internet 2007, Universidade Candido Mendes, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.
FIPA “Foundation for Intelligent Physical Agents”. [link], 2013.
Oliveira, J. R. F, “O uso de algoritmos genéticos na decomposição morfológica de operadores invariantes em translação aplicados a imagens digitais”. Tese Doutorado em Computação Aplicada - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São José dos Campos, 1998.
Guardia, R. B, “Asesores Inteligentes para apoyar el Proceso de Enseñanza de Lenguajes de Programación”. Dissertação de mestrado em Ciências da Computação. ITESM (Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey), 1997. México.
Gürer, D, “The Use of Distributed Agents in Intelligent Tutoring”. In: It’s Workshop on Pedagogical Agents, 1998. San Antonio, Texas.
Wooldridge, M, “An Introduction to Multiagent Systems”. In Department of Computer Scienceat the University of Liverpool, 2009. Editora: John Wiley & Sons.
Kühleis, R, “CHATTERDÓRIS – Um agente pedagógico com interação em linguagem natural”. In Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), monografia, 2011.
Frozza, R., Silva, A. A. K. Da, Schreiber, J. N. C., Lux, B., Molz, K. W., Kipper, L. M., Borin, M. P., Carvalho, A. B. De, Baierle, J. L., Sampaio, L, “Agentes Pedagógicos Emocionais atuando em um Ambiente Virtual de Aprendizagem”. In RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, UFRGS, 2011.
Moissa H. E, “Arquitetura de um Agente Identificador de Fatores Motivacionais e Afetivos em um Ambiente de Ensino e Aprendizagem”. In Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2001. Porto Alegre/RS.
Frigo, L. B., Pozzebon, E., Bittencourt, G, “O Papel dos Agentes Inteligentes nos Sistemas Tutores Inteligentes”. In Anais do WCETE - World Congress on Engineering and Technology Education, 2004. São Paulo/SP.
González, S. M.; Tamariz, A. R.; Carneiro, E. C.; Almeida, J. S. de, “Agentes Inteligentes no Ambiente Virtual de Ensino de Lógica Halyen”. In Conferência IADIS Ibero-Americana WWW/Internet 2007, Universidade Candido Mendes, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.
FIPA “Foundation for Intelligent Physical Agents”. [link], 2013.
Oliveira, J. R. F, “O uso de algoritmos genéticos na decomposição morfológica de operadores invariantes em translação aplicados a imagens digitais”. Tese Doutorado em Computação Aplicada - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São José dos Campos, 1998.
Publicado
26/05/2013
Como Citar
GRIESANG, A. Geovane; FROZZA, Rejane; MOLZ, Rolf Fredi; DESSBESELL JR, Gilberto; PEITER, Rafael.
Development of a communication mechanism between Pedagogical Agents in a Virtual Learning Environment. In: WORKSHOP-ESCOLA DE SISTEMAS DE AGENTES, SEUS AMBIENTES E APLICAÇÕES (WESAAC), 7. , 2013, São Paulo/SP.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2013
.
p. 125-127.
ISSN 2326-5434.