Termites: uma análise da organização de lascas de madeira utilizando simulação baseada em agentes

  • Carlos Eduardo Quadros FURG
  • Vágner de Oliveira Gabriel FURG
  • Alessandro de Lima Bicho FURG
  • Diana Francisca Adamatti FURG

Resumo


O modelo Termites do NetLogo é inspirado pelo comportamento de cupins que recolhem lascas de madeira. A proposta do trabalho apresenta os resultados através de três hipóteses: investigar se a média das lascas de madeira formadas ao final da simulação diminuem ou não com o aumento do número de cupins no ambiente; analisar se existe um ponto de saturação no número de cupins empregados na simulação para a execução da tarefa por completo; e apurar se a média dos tempos de término de recolhimento de todas as lascas diminuem à medida que é aumentado o número de cupins no ambiente.

Referências

Benyus, J. M. Biomimética: Inovação inspirada pela natureza. S. Paulo: Cultrix, 2007.

Bjorn, A. Design of simulated human behaviour. Umeå: UMEÅ UNIVERSITY, 2003.

Bonabeau, E.; Dorigo, M.; Theraulaz, G. Swarm intelligence: from natural to artificial systems. Oxford: Oxford University Press, 1999.

Camazine, S. Self-organization in biological systems. Princeton University Press. 2003.

Detanico, F.B.; Teixeira, F.G; Silva, T.K. A Biomimética como Método Criativo para o Projeto de Produto. Design & Tecnologia, n. 2, 2010. Disponível em: [link] Acesso em 01 de agosto de 2016.

Resnick, M. Turtles, termites and traffic jams: explorations in massively parallel microworlds. Cambridge: MIT Press, 1997.

Wilensky, U. NetLogo termites model. Evanston: Northwestern University, 1997.
Publicado
04/05/2017
QUADROS, Carlos Eduardo; GABRIEL, Vágner de Oliveira; BICHO, Alessandro de Lima; ADAMATTI, Diana Francisca. Termites: uma análise da organização de lascas de madeira utilizando simulação baseada em agentes. In: WORKSHOP-ESCOLA DE SISTEMAS DE AGENTES, SEUS AMBIENTES E APLICAÇÕES (WESAAC), 11. , 2017, São Paulo/SP. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 223-228. ISSN 2326-5434. DOI: https://doi.org/10.5753/wesaac.2017.33246.