Construindo Sistemas Multi-Agentes no Contexto de Internet das Coisas
Resumo
Visando ampliar o conjunto de disciplinas que tem interseção com a área de Sistemas Multi-Agentes (SMA), este artigo traz o conceito de agentes para a Internet of Things (IoT). Também apresenta os resultados de dois estudos de caso, envolvendo uma simulação de rastreamento de bagagens em um aeroporto e um protótipo para sensoriamento e monitoramento de pacientes e seu ambiente. A solução mostrou que é possível tornar os ambientes mais proativos. Os agentes foram capazes de detectar problemas no estado de saúde dos pacientes e alertar os profissionais responsáveis pelo seu tratamento. O experimento auxiliou na modelagem e projeto de um framework para monitoramento de coisas, baseado em um modelo de agentes.
Referências
Bui, Nicla; Zorzi, Michele. (2011). “Health Care Applications: A Solution Based on The Internet of Things”. In: ISABEL ‘11 Proceedings of the 4th International Symposium on Applied Sciences in Biomedical and Communication Technologie.
Weiser, Mark. (1993). “Some Computer Science Issues in Ubiquitous Computing”.
Kuniavsky, Mike. (2010). “Smart Things: Ubiquitous Computing User Experience Design”.
Russell, Stuart; Norvig, Peter. (2013). “Inteligência Artificial”. Elsevier.
Doukas, Charalampos. (2012). “Building Internet of Things with the Arduino”.
Wooldridge, Michael. (2009). “An Introdcution to MultiAgent Systems”. Wiley.
Padgham, Lin; Winikoff, Michael (2004).“Developing Intelligent Agent Systems”. Wiley
McRoberts, Michael. (2011). “Arduino Básico”. Novatec.
Finkenzeller, Klaus. (2003). “RFID Handbook: Fundamentals and Applications in Contactless Smart Cards and Identification”. John Wiley & Sons, Inc., NY, USA, 2nd edition.
Nguyen, Stéphanie. (2009). “RFID for Track & Trace of Baggage in Airports. Business Aspects of the Internet of Things, Seminar of Advanced Topics”, In: ETH Zurich, FS2009, Florian Michahelles.
Zhang, Ting; Ouyang, Yuanxin; He, Yang. (2008). “Traceable Air Baggage Handling
System Based on RFID Tags in the Airport”. In: Journal of Theoretical and Applied
[link]
[link]