Incorporando Filtros de Percepção para Aumentar o Desempenho de Agentes Jason

  • Márcio F. Stabile Jr. USP
  • Jaime S. Sichman USP

Resumo


Sistemas de simulação são cada vez mais utilizados devido à sua capacidade de reproduzir o mundo real. Em particular, estamos interessados em sistemas que simulam a interação entre humanos e o ambiente. Para melhor utilizar o potencial desses sistemas, podemos fazer uso de agentes autônomos inteligentes para simular o comportamento humano. Utilizar o interpretador Jason no processo de criação e execução dos agentes inteligentes pode então reduzir o esforço necessário para seu desenvolvimento. Conforme os agentes se tornam mais sofisticados, cresce também o tempo de processamento necessário para que o agente possa perceber o ambiente, raciocinar sobre suas ações, e decidir qual deve ser aplicada. Tal tempo pode ser maior do que o disponibilizado pelo simulador para que o agente efetue uma ação no ambiente. O objetivo desta pesquisa é então modificar o interpretador Jason para que este seja capaz de filtrar as percepções vindas do ambiente, de modo a reduzir o tempo levado para processá-las e consequentemente reduzir o tempo total de execução do agente. Finalmente, é feita uma análise empírica para verificar o impacto dos filtros de percepção na redução do tempo de processamento e do desempenho do agente.

Referências

Bordeux, C., Boulic, R., and Thalmann, D. (1999). An Efficient and Flexible Perception Pipeline for Autonomous Agents. Computer Graphics Forum, 18(3):23–30.

Bordini, R. H., Hübner, J. F., and Wooldridge, M. (2007a). Programming Multi-Agent Systems in AgentSpeak using Jason. JohnWiley & Sons Ltd.

Bordini, R. H., Hübner, J. F., and Wooldridge, M. J. (2007b). Programming multi-agent systems in {AgentSpeak} using {Jason}. Wiley Series in Agent Technology. John Wiley & Sons Ltd, Chichester, UK.

Boulic, R., Bécheiraz, P., Emering, L., and Thalmann, D. (1997). Integration of Motion Control Techniques for Virtual Human and Avatar Real-Time Animation. Proceedings of ACM VRST, pages 111–118.

Braubach, L., Lamersdorf, W., and Pokahr, a. (2003). Jadex : Implementing a BDI-Infrastructure for JADE. EXP in search of innovation, 3(September):76–85.

Dastani, M., Mol, C., Tinnemeier, N. a. M., and Meyer, J. J. C. (2007). 2APL: A practical agent programming language. Belgian/Netherlands Artificial Intelligence Conference, pages 427–428.

Rao, A. S. (1996). {AgentSpeak(L)}: {BDI} agents speak out in a logical computable language. In de Velde, W. V. and Perram, J. W., editors, Proceedings of the 7th European workshop on Modelling autonomous agents in a multi-agent world (MAAMAW’96), volume 1038 of Lecture Notes in Artificial Intelligence, pages 42–55, Secaucus, USA. Springer-Verlag.

van Oijen, J. and Dignum, F. (2011). Scalable Perception for BDI-Agents Embodied in Virtual Environments. 2011 IEEE/WIC/ACM International Conferences on Web Intelligence and Intelligent Agent Technology, pages 46–53.
Publicado
01/06/2015
STABILE JR., Márcio F.; SICHMAN, Jaime S.. Incorporando Filtros de Percepção para Aumentar o Desempenho de Agentes Jason. In: WORKSHOP-ESCOLA DE SISTEMAS DE AGENTES, SEUS AMBIENTES E APLICAÇÕES (WESAAC), 9. , 2015, Niterói/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 54-65. ISSN 2326-5434.