Gerenciamento de Tráfego Urbano em uma Cidade Inteligente baseado em Agentes Autônomos e Descentralizados
Resumo
Este artigo apresenta uma proposta de um modelo baseado em agentes autônomos para representar o gerenciamento de tráfego urbano em uma cidade inteligente. É considerado um modelo de agentes descentralizados que devem perceber alterações no ambiente em que estão situados (e.g. em cruzamentos em vias urbanas), a partir das percepções obtidas, os agentes devem procurar comunicar, cooperar e coordenar entre si ações para atingir uma decisão (autônoma) e solucionar respectivos problemas. Os problemas considerados em nossa abordagem podem variar deste uma simples interdição de uma vaga de estacionamento (externo), até o bloqueio (total) de uma via urbana devido a um acidente de trânsito. Almeja-se por meio deste modelo executar simulações urbanas dos agentes usando ferramentas (e.g. SUMO) para avaliar o impacto do modelo no fluxo e gerenciamento de tráfego urbano.Referências
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Publicado
07/07/2020
Como Citar
ALVES, Gleifer V.; BORGES, André P.; LEITÃO, Paulo.
Gerenciamento de Tráfego Urbano em uma Cidade Inteligente baseado em Agentes Autônomos e Descentralizados. In: WORKSHOP-ESCOLA DE SISTEMAS DE AGENTES, SEUS AMBIENTES E APLICAÇÕES (WESAAC), 14. , 2020, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 195-205.
ISSN 2326-5434.
DOI: https://doi.org/10.5753/wesaac.2020.33392.
