Percepção docente sobre o desenvolvimento da criatividade por meio de jogos e materiais manipuláveis no ensino de matemática

  • Luís Eduardo Silva Góes Universidade Federal da Bahia
  • Ecivaldo de Souza Matos Universidade de São Paulo

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar resultados analíticos da percepção docente sobre o uso de jogos e materiais manipuláveis no ensino de matemática como recurso ao desenvolvimento da criatividade dos/pelos estudantes. Foram entrevistadas duas professoras de matemática que atuam com diferentes públicos para compreensão sobre as suas percepções e as suas práticas pedagógicas com jogos e materiais manipuláveis. Os resultados, após análise dos dados por meio da Análise Textual Discursiva, nos contextos dessas professoras, indicam que apesar do potencial pedagógico desses recursos, o seu potencial criativo está associado à qualidade e à intencionalidade da estratégia pedagógica da professora.
Palavras-chave: Criatividade, Jogos e Materiais Manipuláveis, Ensino de Matemática

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Publicado
04/11/2024
GÓES, Luís Eduardo Silva; MATOS, Ecivaldo de Souza. Percepção docente sobre o desenvolvimento da criatividade por meio de jogos e materiais manipuláveis no ensino de matemática. In: WORKSHOP EM ESTRATÉGIAS TRANSFORMADORAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO (WETIE), 2. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 50-59. DOI: https://doi.org/10.5753/wetie.2024.245525.