Avaliação de Desempenho de uma Arquitetura VANET com Semáforos Inteligentes Cooperativos

  • Firmino Neto Universidade Federal do Piauí
  • Laécio Rodrigues Universidade Federal do Piauí
  • Glauber Gonçalves Universidade Federal do Piauí
  • André Soares Universidade Federal do Piauí
  • Francisco Airton Silva Universidade Federal do Piauí

Resumo


Tráfego inteligente de veículos pode fazer uso de semáforos inteligentes que trabalham cooperativamente para alcançar maior mobilidade de veículos. A arquitetura de semáforos inteligentes oferece desafios relacionados à restrição de tempo de comunicação e quantidade de recursos. Este trabalho tem o objetivo de avaliar o desempenho de uma arquitetura VANET de semáforos inteligentes cooperativos através de modelos de redes de Petri estocásticas (SPN). Os modelos propostos calculam o tempo médio de resposta, utilização de recursos, probabilidade e número de descartes de mensagens. O modelo é altamente flexível, permitindo aos desenvolvedores e administradores de sistemas calibrarem dezoito parâmetros, incluindo oito transições e dez marcações, representando quantidade de recursos.

Palavras-chave: redes de Petri estocásticas, redes veiculares, semáforos cooperativos

Referências

Alheeti, K. M. A., Gruebler, A., McDonald-Maier, K. D., and Fernando, A. (2016). Pre-diction of dos attacks in external communication for self-driving vehicles using a fuzzypetri net model. In 2016 IEEE Int. Conf. on Consumer Electronics (ICCE), pages 502-503. IEEE.

Djilali, Y. D., Bakhtil, Y., Kouninef, B., and Senouci, B. (2018). Performances evaluationstudy of vanet communication technologies for smart and autonomous vehicles. In2018 Tenth International Conference on Ubiquitous and Future Networks (ICUFN),pages 79-84. IEEE.

IEEE (2010). Ieee standard for information technology- local and metropolitan area networks-specific requirements-part 11: Wireless lan medium access control (mac) and physical layer (phy) specifications amendment 6: Wireless access in vehicular environments. IEEE Std 802.11p-2010, pages 1-51.

Junior, A. L., Matos, R., Silva, B., and Maciel, P. (2017). Expolynomial modelling forsupporting vanet infrastructure planning. In 2017 IEEE 22nd Pacific rim international symposium on dependable computing (PRDC), pages 86-91. IEEE.

Júnior, L. and Ferreira, A. (2016). Modelos para o planejamento de infraestruturas de comunicações veiculares. Master's thesis, Universidade Federal de Pernambuco.

Li, B., Sutton, G. J., Hu, B., Liu, R. P., and Chen, S. (2017). Modeling and gos analysis of the ieee 802.11p broadcast scheme in vehicular ad hoc networks. Journal of Communications and Networks, 19(2):169-179.

Little, J. D. (1961). A proof for the queuing formula: L = lambda w. Operations research, 9(3):383-387.

Maciel, P., Matos, R., Silva, B., Figueiredo, J., Oliveira, D., Fé, I., Maciel, R., and Dan-tas, J. (2017). Mercury: Performance and dependability evaluation of systems with exponential, expolynomial, and general distributions. In 2017 IEEE 22nd Pacific RimInternational Symposium on Dependable Computing (PRDC), pages 50-57. IEEE.

Malik, A. and Pandey, B. (2018). Security analysis of discrete event based threat driven authentication approach in vanet using petri nets. 1) Network Security, 20(4):601-608.

Ngo, T., Huynh-The, T., and Kim, D. (2019). A novel vanets-based traffic light scheduling scheme for greener planet and safer road intersections. IEEE Access, 7:22175-22185.

Shah, A. S., Ilhan, H., and Tureli, U. (2019). Modeling and performance analysis of the ieee 802.11 p mac for vanets. In 2019 42nd Int. Conf. on Telecommunications and Signal Processing (TSP), pages 393-396. IEEE.

Silva, A. and Soares, A. (2019). Controle adaptativo de semáforo com pelotões veiculares mais acurados. In 370. Simpósio Brasileiro de Redes e Sistemas Distribuídos (SBRC). SBC.

Silva, F. A,, Silva, T., Ruiz, L. B., and Loureiro, A. (2013). Um middleware para provisionamento de contextos para redes veiculares. XXXI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos-SBRC, pages 615-628.

Xiao, Z., Zhu Xiao, Dong Wang, and Xiaohong Li (2015). An intelligent traffic light control approach for reducing vehicles co2 emissions in vanet. In 20175 12th International Conference on Fuzzy Systems and Knowledge Discovery (FSKD).

Younes, M. B. and Boukerche, A. (2015a). Intelligent traffic light controlling algorithms using vehicular networks. JEEE trans. on vehicular technology, 65(8):5887.

Younes, M. B. and Boukerche, A. (2015b). A performance evaluation of an efficient traffic congestion detection protocol (ecode) for intelligent transportation systems. AdHoc Networks, 24:317-336.

Zhang, X., Li, D., Wang, J., Zhang, G., and Jiang, X. (2016). Faster parking and less cruise for public parking spot discovery: Modeling and analysis based on timed petrinets. In 2016 IEEE 13th Int. Conf. on Networking, Sensing, and Control (ICNSC),pages 1-6. IEEE.
Publicado
07/12/2020
Como Citar

Selecione um Formato
NETO, Firmino; RODRIGUES, Laécio; GONÇALVES, Glauber; SOARES, André; SILVA, Francisco Airton. Avaliação de Desempenho de uma Arquitetura VANET com Semáforos Inteligentes Cooperativos. In: WORKSHOP DE GERÊNCIA E OPERAÇÃO DE REDES E SERVIÇOS (WGRS), 25. , 2020, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 15-28. ISSN 2595-2722. DOI: https://doi.org/10.5753/wgrs.2020.12448.