Apontamentos sobre o ensino-aprendizado da literacia de dados para crianças no Brasil com o apoio do lúdico e da visualização de dados

  • Regina Iafa Reznik UFRJ
  • Júlia Rabetti Giannella UFF
  • Doris Kosminsky UFRJ

Resumo


Com o grande volume de informações produzidas diariamente, coloca-se a necessidade de interpretar e utilizar o potencial desse fluxo de dados. Neste cenário de transformações emerge a expressão literacia de dados, um conjunto de competências que permitem que as pessoas compreendam, analisem e utilizem os dados de forma eficaz. O presente artigo tem por objetivo apontar as considerações e decisões iniciais de uma pesquisa de mestrado em andamento, a qual visa investigar o processo de ensino-aprendizagem da literacia de dados para crianças e propor um jogo, aliado à visualização de dados, que servirá como ponte entre alunos e conhecimento.

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Publicado
16/10/2023
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REZNIK, Regina Iafa; GIANNELLA, Júlia Rabetti; KOSMINSKY, Doris. Apontamentos sobre o ensino-aprendizado da literacia de dados para crianças no Brasil com o apoio do lúdico e da visualização de dados. In: WORKSHOP INVESTIGAÇÕES EM INTERAÇÃO HUMANO-DADOS (WIDE), 2. , 2023, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 19-25. DOI: https://doi.org/10.5753/wide.2023.236083.