Oportunidades da interação humano-dados para acompanhar em tempo real a Avaliação Pedagógica do PNLD

  • Luciane Silva UFAL / UFU
  • Alenilton Silva UFAL
  • Emerson Silva UFAL / UFU
  • Rafael Araújo UFAL / UFU
  • André Araújo UFAL

Resumo


O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) fornece materiais didáticos de qualidade para escolas públicas, com avaliação pedagógica crucial para garantir essa qualidade. Com a digitalização, o PNLD adota o PNLDAvaliação para modernizar a seleção de materiais, usando a IHD para análise em tempo real dos dados, embasando decisões alinhadas com as necessidades educacionais e promovendo excelência. Este artigo tem como foco as vantagens de tomar decisões apoiadas em dados e promover a melhoria contínua. Ele se apoia em um estudo de caso específico de um processo de avaliação. Desafios como a qualidade dos dados e sua segurança também são examinados.

Referências

Batista, A. A. G. (2001). Recomendações para uma política pública de livros didáticos.

Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, DF.

Boschma, R. (2005). Proximity and innovation: A critical assessment. Regional Studies, 39(1):61–74.

Brasil (2017). Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Diario Oficial da União. Disponível em: https://tinyurl.com/ye23m64s.

Cafaro, F. (2012). Using embodied allegories to design gesture suites for human-data interaction. In Proceedings of the 2012 ACM Conference on Ubiquitous Computing, UbiComp ’12, page 560–563. Association for Computing Machinery.

Elmqvist, N. (2011). Embodied human-data interaction. In ACM CHI 2011 Workshop Embodied Interaction: Theory and Practice in HCI, pages 104–107.

FNDE (2023). Histórico do PNLD. Site Gov.br Ministério da Educação. Disponível em: https://tinyurl.com/2s3z4bh2.

Hornung, H., Pereira, R., Baranauskas, M. C., and Liu, K. (2015). Challenges for human-data interaction – a semiotic perspective. pages 37–48.

Richard Mortier, Hamed Haddadi, T. H. D. M. J. C. and Crabtree, A. (2014). Human-data interaction. Encyclopedia of Human-Computer Interaction, The (2nd Ed.).

Victorelli, E., dos Reis, J., Hornung, H., and Prado, A. (2019). Understanding human-data interaction: Literature review and recommendations for design. International Journal of Human-Computer Studies, 134.
Publicado
16/10/2023
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Luciane; SILVA, Alenilton; SILVA, Emerson; ARAÚJO, Rafael; ARAÚJO, André. Oportunidades da interação humano-dados para acompanhar em tempo real a Avaliação Pedagógica do PNLD. In: WORKSHOP INVESTIGAÇÕES EM INTERAÇÃO HUMANO-DADOS (WIDE), 2. , 2023, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 26-35. DOI: https://doi.org/10.5753/wide.2023.236085.