Oportunidades da interação humano-dados para acompanhar em tempo real a Avaliação Pedagógica do PNLD
Resumo
O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) fornece materiais didáticos de qualidade para escolas públicas, com avaliação pedagógica crucial para garantir essa qualidade. Com a digitalização, o PNLD adota o PNLDAvaliação para modernizar a seleção de materiais, usando a IHD para análise em tempo real dos dados, embasando decisões alinhadas com as necessidades educacionais e promovendo excelência. Este artigo tem como foco as vantagens de tomar decisões apoiadas em dados e promover a melhoria contínua. Ele se apoia em um estudo de caso específico de um processo de avaliação. Desafios como a qualidade dos dados e sua segurança também são examinados.
Referências
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, DF.
Boschma, R. (2005). Proximity and innovation: A critical assessment. Regional Studies, 39(1):61–74.
Brasil (2017). Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Diario Oficial da União. Disponível em: https://tinyurl.com/ye23m64s.
Cafaro, F. (2012). Using embodied allegories to design gesture suites for human-data interaction. In Proceedings of the 2012 ACM Conference on Ubiquitous Computing, UbiComp ’12, page 560–563. Association for Computing Machinery.
Elmqvist, N. (2011). Embodied human-data interaction. In ACM CHI 2011 Workshop Embodied Interaction: Theory and Practice in HCI, pages 104–107.
FNDE (2023). Histórico do PNLD. Site Gov.br Ministério da Educação. Disponível em: https://tinyurl.com/2s3z4bh2.
Hornung, H., Pereira, R., Baranauskas, M. C., and Liu, K. (2015). Challenges for human-data interaction – a semiotic perspective. pages 37–48.
Richard Mortier, Hamed Haddadi, T. H. D. M. J. C. and Crabtree, A. (2014). Human-data interaction. Encyclopedia of Human-Computer Interaction, The (2nd Ed.).
Victorelli, E., dos Reis, J., Hornung, H., and Prado, A. (2019). Understanding human-data interaction: Literature review and recommendations for design. International Journal of Human-Computer Studies, 134.