Modelo de recomendações de diretrizes de interface para aplicativos móveis usando aprendizado de máquina

  • Jonathan C. Kuspil UEM
  • Gislaine Camila L. Leal UEM
  • Guilherme C. Guerino UNESPAR
  • Renato Balancieri UEM / UNESPAR
  • Thiago A. Coleti UENP

Resumo


Com a ascendente competitividade do mercado de aplicativos móveis elevando os padrões e custos de desenvolvimento, novas alternativas para o barateamento, agilização, melhora da qualidade e democratização do design de aplicativos devem ser ponderadas. O aprendizado de máquina (AM) pode trazer uma solução objetiva, alternativa às tradicionais. Com isso, este artigo visa demonstrar o processo de desenvolvimento de um modelo de AM baseado em dados, capaz de receber uma descrição de aplicativo (em criação ou que seu uso deve ser aprimorado), processar e retornar ao usuário recomendações para o design da interface gráfica do aplicativo em forma de diretrizes visualmente estruturadas. O Design Science Research Methodology está sendo utilizado para a definição da problemática do modelo, seu desenvolvimento e avaliação.

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Publicado
16/10/2023
KUSPIL, Jonathan C.; LEAL, Gislaine Camila L.; GUERINO, Guilherme C.; BALANCIERI, Renato; COLETI, Thiago A.. Modelo de recomendações de diretrizes de interface para aplicativos móveis usando aprendizado de máquina. In: WORKSHOP INVESTIGAÇÕES EM INTERAÇÃO HUMANO-DADOS (WIDE), 2. , 2023, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 50-55. DOI: https://doi.org/10.5753/wide.2023.236109.