Utilizando a Inteligência Artificial na Identificação das Necessidades dos Usuários: Uma Análise com o ChatGPT

  • Grace Lis P. M. Barreto Porto UFAL / UNIARA
  • Paula T. Palomino UFAL / FATEC
  • Murilo Ventura da Fonseca UFAL / UFPE
  • Thales Miranda de Almeida Vieira UFAL
  • Isabela Gasparini UFPE
  • Elaine H. T. Oliveira UDESC
  • Leonardo Marques UFAL
  • Alan Pedro da Silva UFAL
  • Diego Dermeval UFAL

Resumo


Este artigo apresenta resultados preliminares de um estudo que investigou as necessidades de professores e gestores na área educacional por meio da coleta de dados e análise de conteúdo, utilizando o ChatGPT como uma ferramenta de suporte. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semiestruturadas, transcritas e anonimizadas, e posteriormente inseridas no ChatGPT para análise. Os resultados revelaram insights sobre desafios enfrentados pelos profissionais da educação e destacaram o potencial do ChatGPT como uma ferramenta eficaz para aprimorar a prática da Interação Humano-Computador (IHC). Esses achados ressaltam a importância da integração entre inteligência artificial e expertise humana na pesquisa em IHC.

Referências

Barbosa, S. D. J., Silva, B. S. d., Silveira, M. S., Gasparini, I., Darin, T., and Barbosa, G. D. J. (2021). Interação humano-computador e experiência do usuario. Auto publicação, 1st edition.

ChatGPT. https://openai.com/.
Publicado
16/10/2023
PORTO, Grace Lis P. M. Barreto et al. Utilizando a Inteligência Artificial na Identificação das Necessidades dos Usuários: Uma Análise com o ChatGPT. In: WORKSHOP INVESTIGAÇÕES EM INTERAÇÃO HUMANO-DADOS (WIDE), 2. , 2023, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 62-68. DOI: https://doi.org/10.5753/wide.2023.236113.