Experiências na adoção de Laboratórios Virtuais para o ensino de Montagem e Manutenção de Computadores

  • Victor Vieira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre
  • Antonio Rege Lopes dos Santos Instituto Federal do Acre
  • Dirceu de Lima Instituto Federal do Acre
  • Bruno Gadelha Universidade Federal do Amazonas

Resumo


Os softwares educativos são ferramentas cada vez mais usadas pelos professores por motivarem os alunos a realizar uma atividade. No caso dos laboratórios virtuais (LVs), as questões que justificam o uso vão além, envolvendo a simulação de atividades que podem ser perigosas ou caras. Este documento relata experiências com a adoção de laboratórios virtuais para o ensino de disciplinas relacionadas à montagem e manutenção de computadores no . São descritos os cenários de aplicação de duas ferramentas que simulam laboratórios de manutenção e como os professores adotam essas ferramentas em suas disciplinas. Foi desenvolvido um instrumento para registrar a experiência com a adoção e analisados os dados obtidos para entender as características desse processo. Percebeu-se que as abordagens utilizadas possuem diversos pontos em comum. A partir da análise das notas nos três últimos anos e dos relatos dos professores, concluiu-se que a adoção das ferramentas foi um fator motivador para os alunos e, como consequência, resultou em melhorias em suas notas. Sugere-se que novos estudos com amostras maiores, que possibilitem análises quantitativas, sejam realizados para continuidade da pesquisa.

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Publicado
28/10/2018
VIEIRA, Victor; SANTOS, Antonio Rege Lopes dos; LIMA, Dirceu de; GADELHA, Bruno. Experiências na adoção de Laboratórios Virtuais para o ensino de Montagem e Manutenção de Computadores. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 11-20. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.11.