Um Relato de Experiência da Escola de Verão de Programação para Crianças

  • Lara Carlos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Julia Godinho Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Janaina Gomide Federal University of Rio de Janeiro

Resumo


A Escola de Verão de Programação teve como objetivo oferecer um ambiente divertido e interativo de ensino de programação nas férias escolares. A experiência relatada neste trabalho propõe contribuir como material de apoio a projetos e escolas que queiram reproduzir este método em outros ambientes. Este relato contempla o processo utilizado em sala de aula e os resultados obtidos. A estrutura das aulas foram padronizadas e seguiam o seguinte processo: introdução teórica, dinâmica, programação e revisão. Anteriormente ao curso, 70% dos alunos não sabiam o que era o programação. Ao final, 100% das crianças classificaram sua experiência como muito boa ou boa e, por meio de um questionário, constatou-se que haviam compreendido os temas ministrados.

Referências


Aono, A. H., Rody, H. V. S., Musa1, D. L., Pereira1, V. A., and Almeida, J. (2017). A utilização do scratch como ferramenta no ensino de pensamento computacional para crianças. In XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação 25o Workshopsobre Educação em Computação (WEI), pages 2169–2178.

Bell, T. C., Witten, I. H., Fellows, M. R., Adams, R., and McKenzie, J. (2005). CS Unplugged: An enrichment and extension programme for primary-aged students. Computer Science Unplugged, Canterbury, New Zealand.

Code.org (2017). CS fundamentals unplugged. https://code.org/curriculum/unplugged.

Costa, T., Batista, A., Maia, M., Almeida, L., and Farias, A. (2012). Trabalhando fundamentos de computação no nível fundamental: experiência de licenciandos em computação da universidade federal da paraíba. Computação-WEI. Curitiba, PR, Brasil.

In XX Workshop de Educação em DiDio, L. (2017). The value of free stem and coding bootcamps. ACM News, Communications of the ACM.

Duarte, K. T. N., Silveira, T. R. S., and Borges, M. A. F. (2017). Abordagem para o ensino da lógica de programação em escolas do ensino fundamental ii através da ferramenta scratch 2.0. In VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2017) - Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola (WIE 2017), pages 175–184.

França, R. d., Silva, W. d., and Amaral, H. d. (2012). Ensino de ciência da computaçao na educaçao básica: Experiências, Desafios e possibilidades. In XX Workshop sobre Educação em Computação.

Garcia, V. R., da Silva, D. O., de Oliveira, I. G., Trindade, D. d. F. G., Sgarbi, E. M., and do Nascimento, L. F. L. (2016). Despertando jovens talentos com o conhecimento da computação. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 22, page 583.

Godinho, J., Torres, K., Batista, G., Andrade, E., and Gomide, J. (2017). Projeto aprenda a programar jogando: Divulgando a programação de computadores para crianças e jovens. In XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação 25o Workshop sobre Educação em Computação (WEI), pages 2140–2149.

Gomes, T., Melo, J., and Tedesco, P. (2016). Jogos digitais no ensino de conceitos de programação para crianças. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 27, page 470.

Oliveira, M. L. (2009). (Im)pertinências da educação: o trabalho educativo em pesquisa. Editora UNESP.

Raabe, A. L. A. et al. (2017). Referenciais de formação em computação: Educação básica. In Sociedade Brasileira de Computação.

Rodrigues, L. C., Queiroga, A., Oliveira, M., and More, A. (2016). Relato de experiência: curso de introdução à programação para crianças do ensino fundamental no ifsp votuporanga. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 22, page 349.

Scaico, P. D., de Lima, A. A., Azevedo, S., da Silva, J. B. B., Raposo, E. H., Alencar,Y., Mendes, J. P., Scaico, A., et al. (2013). Ensino de programação no ensino médio: Uma abordagem orientada ao design com a linguagem scratch. Revista Brasileira de Informática na Educação, 21(02):92.

Souza, P. S. and Mombach, J. (2016). Ensino de programação para crianças através de práticas colaborativas nas escolas. In Anais do Workshop de Informática na Escola,volume 22, page 545.

von Wangenheim, C. G., Alves, N. C., Rodrigues, P. E., and Hauck, J. C. (2017). Teaching computing in a multidisciplinary way in social studies classes in school–a case study. International Journal of Computer Science Education in Schools, 1(2).

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.

Publicado
28/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
CARLOS, Lara; GODINHO, Julia; GOMIDE, Janaina. Um Relato de Experiência da Escola de Verão de Programação para Crianças. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 41-50. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.41.