Lightbot Logicamente: um game lúdico amparado pelo Pensamento Computacional e a Matemática

  • Daniella Souza Universidade de Brasília
  • Maria Goulart Universidade de Brasília
  • Graziela Guarda Universidade Católica de Brasília
  • Ione Goulart Instituto Federal de Brasília

Resumo


O presente estudo apresenta um relato de experiência acerca de um jogo lúdico baseado no jogo virtual Lightbot. A experiência foi fruto do conjunto de atividades de um projeto de pesquisa chamado Logicamente, que tem como finalidade utilizar ferramentas para propagar o ensino de lógica de programação e algoritmos com apoio das ferramentas mentais do Pensamento Computacional. Neste sentido, surgiu o jogo Lightbot Logicamente, que explora de maneira lúdica e com grau de complexidade mais amplo, o uso de sequências lógicas para atender um determinado conjunto de instruções. O jogo foi reforçado ainda por elementos da matemática, considerado um diferencial da implementação proposta.

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Publicado
28/10/2018
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SOUZA, Daniella; GOULART, Maria; GUARDA, Graziela; GOULART, Ione. Lightbot Logicamente: um game lúdico amparado pelo Pensamento Computacional e a Matemática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 61-69. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.61.