Jogos Educativos no Ensino de Matemática: Qual a Melhor Abordagem?

  • Sivaldo Santana UFAL
  • Wilk Oliveira dos Santos USP
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.80

Resumen


Apesar do crescente interesse da comunidade acadêmica no uso de recursos digitais para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem, a dimensão tecnológica de forma efetiva no Ensino Fundamental ainda é desafio a ser superado. Neste sentido, este artigo tem por objetivo relatar a experiência do uso de um jogo em duas versões: (i) digital (disponível na web); e (ii) tradicional (sem o uso de recursos digitais) para uma amostra formada por 34 estudantes da Educação Básica, visando analisar as interações dos estudantes na resolução de problemas lógicos matemáticos de maneira comparativa entre as duas versões. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa com ênfase na observação participante como técnica de coleta de dados. Observou-se que o uso do jogo na versão digital, bem como na versão tradicional contribuiu positivamente para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático dos estudantes.

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Publicado
28/10/2018
SANTANA, Sivaldo; SANTOS, Wilk Oliveira dos. Jogos Educativos no Ensino de Matemática: Qual a Melhor Abordagem?. In: ACTAS DEL WORKSHOP DE INFORMÁTICA EN LA ESCUELA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 80-89. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.80.