Uma Análise com Foco Quantitativo sobre o Uso da Robótica Educacional no Ensino da Física

  • Almir Rogério da Silva Lopes Universidade Federal da Paraíba
  • Ellen Cruz Universidade Federal da Paraíba
  • Clauirton Siebra Universidade Federal da Paraíba

Resumo


Várias escolas estão utilizando a Robótica Educacional (RE) como uma estratégia para estender os recursos pedagógicos das aulas tradicionais. Enquanto alguns estudos de caso mostram as vantagens qualitativas desta estratégia, a literatura não discute seus efeitos práticos nas notas dos estudantes. Este trabalho avalia três grupos de estudantes do ensino médio, os quais utilizam diferentes recursos educacionais ao longo das aulas de Física. Os resultados mostram que o grupo auxiliado por práticas com robôs reais apresenta uma maior eficiência quando as notas de todos os estudantes são comparadas. Em adição, outras características, tais como o desenvolvimento do senso de colaboração, foram também observadas durante os experimentos.

Referências


Avila, L.; Bernardini, F.; Moratori, P. (2016) "O uso de robótica para aprendizado de programação integrando alunos de educação básica e ensino superior". Em: Anais do 24° Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2016).

Bortolazza, C., Ribeiro, D. J. e da Silva, W. L. O. (2014) "O Uso da Robótica Educacional em Aulas Práticas de Física no Ensino Medio". Anais do IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, pp. 1-9.

Braz, R.N.; Oliveira, L.T. (2016) "A Robótica no Ensino de Física: Uma Saudável Relação Interdisciplinar", In: III CONEDU: Congresso Nacional de Educação.

Fornaza, R. e Webber, C.G. (2014) "Robótica Educacional Aplicada à Aprendizagem em Física". Revista Renote – Novas Tecnologias na Educação, v. 12, n. 1, pp. 1-10.

Furletti, S. (2010) "Exploração de tópicos de matemática em modelos robóticos com utilização do software Slogo no ensino médio". Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte – MG.

Junior, C.R.S.; Coelho, J.D.; Barra, A.S.B. (2015) "Construtivismo e Robótica Educacional: a Construção de Conceitos Matemáticos", Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer Goiânia, v.11, n.22.

Oliveira, F. F. B.; Bôto, A. H V.; Silva, S. C.; Cavalcante, M. M. D. (2010) "A Relação entre Teoria e Prática na Formação Inicial do Docente: percepções dos licenciados de pedagogia". Em: Anais do III FIPED Fórum Internacional de Pedagogia.

Queiroz, R.; Sampaio, F. (2016) DuinoBlocks for Kids: um ambiente de programação em blocos para o ensino de conceitos básicos de programação a crianças do Ensino Fundamental I por meio da Robótica Educacional. Em: Anais do 24° Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2016).

Rabelo, A.P.S. (2015) Robótica Educacional no Ensino de Física. Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Universidade Federal de Goiás, Catalão.

Santos, C.F. e Menezes, C.S (2005) "A Aprendizagem da Física no Ensino Fundamental em um Ambiente de Robótica Educacional", In: Anais do Workshop de Informática na Educação (WIE 2005).

Silva, F. N.; Borges, M. (2016) "PBL e robótica no ensino de conceitos de Lógica de Programação". Em: Anais do 24° Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2016).

Publicado
28/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
LOPES, Almir Rogério da Silva; CRUZ, Ellen; SIEBRA, Clauirton. Uma Análise com Foco Quantitativo sobre o Uso da Robótica Educacional no Ensino da Física. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 99-108. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.99.