Um Relato de Experiência Usando Google Sala de Aula para Apoio à Aprendizagem de Química

  • Gerla Silva Universidade Federal do Amazonas
  • José Francisco Netto Universidade Federal do Amazonas

Resumo


É crescente entre pesquisadores educacionais e professores a preocupação com as concepções metodológicas adotadas nas escolas brasileiras com a ampliação do uso da Internet. Utilizou-se o Google Sala de Aula com o objetivo de inseri-lo como ferramenta auxiliar no ensino e aprendizagem da Química dentro e fora do contexto de sala de aula. Realizou-se a pesquisa numa escola da rede pública de Manaus, numa turma de 3o ano do Ensino Médio. Os dados obtidos por meio do questionário foram tratados seguindo a técnica de Análise de Conteúdo. A inserção da plataforma mostrou-se efetiva na avaliação do conteúdo Hidrocarbonetos, sendo considerada didática e efetiva na comunicação.

Referências


Alves-Mazzotti, A. J.; Gewandsznajder, F. (1998). O método nas ciências naturais e sociais. [S.l.]: Thomson Pioneira.

Araújo, H.M.C. (2016). O uso das ferramentas do aplicativo "Google Sala de Aula" no ensino de Matemática. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Goiás, 2016.83f, UFG. , Abril.

Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. 3. reimp. Lisboa: Edições, v. 70.

Bessa, S. et al. (2017) Uma Experiência de Formação de Professores no uso de Tecnologias Móveis: A Sala de Aula Expandida com a Plataforma G Suite e Chromebooks. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. p. 599.

Brasil, SEB. (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI.

Leite, R.; Fialho, V. (2017). Relato de experiência com a Khan Academy em um curso técnico à distância. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. p. 81.

Puerta, A. A.; Amaral, R. M. do. (2008). Comparação da educação presencial com a educação à distância através de uma pesquisa aplicada, , Maio.

Schiehl, E.; Gasparini, I. (2016). Contribuições do Google Sala de Aula para o Ensino Híbrido. RENOTE, v. 14, n. 2, , Junho.

Schiehl, Edson Pedro; Gasparini, Isabela. (2017). Modelos de Ensino Híbrido: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). p. 1.

Silva, G.; Netto, J. F.; Souza, R. (2016). A Abordagem Didática da Simulação Virtual no Ensino da Química: Um Olhar para os Novos Paradigmas da Educação. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. p. 339.

Silva, K. O. E. D. (2017). Sala de aula invertida: relato de experiência de tutoria do programa na Paraíba, internacional , Maio.

Scuisato, D. A. S. (2016). Mídias na educação: uma proposta de Potencialização e dinamização na prática docente com a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem coletiva e colaborativa,, Maio.

Souza, A. C. S. de. (2016) Uso da plataforma Google Classroom como ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem: relato de aplicação no ensino médio.

Witt, D. (2105). Accelerate earning with Google Apps for Education, , Junho.

Publicado
28/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Gerla; NETTO, José Francisco. Um Relato de Experiência Usando Google Sala de Aula para Apoio à Aprendizagem de Química. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 119-128. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.119.