Um Relato de Experiência Usando Google Sala de Aula para Apoio à Aprendizagem de Química
Resumo
É crescente entre pesquisadores educacionais e professores a preocupação com as concepções metodológicas adotadas nas escolas brasileiras com a ampliação do uso da Internet. Utilizou-se o Google Sala de Aula com o objetivo de inseri-lo como ferramenta auxiliar no ensino e aprendizagem da Química dentro e fora do contexto de sala de aula. Realizou-se a pesquisa numa escola da rede pública de Manaus, numa turma de 3o ano do Ensino Médio. Os dados obtidos por meio do questionário foram tratados seguindo a técnica de Análise de Conteúdo. A inserção da plataforma mostrou-se efetiva na avaliação do conteúdo Hidrocarbonetos, sendo considerada didática e efetiva na comunicação.Referências
Alves-Mazzotti, A. J.; Gewandsznajder, F. (1998). O método nas ciências naturais e sociais. [S.l.]: Thomson Pioneira.
Araújo, H.M.C. (2016). O uso das ferramentas do aplicativo "Google Sala de Aula" no ensino de Matemática. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Goiás, 2016.83f, UFG.
Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. 3. reimp. Lisboa: Edições, v. 70.
Bessa, S. et al. (2017) Uma Experiência de Formação de Professores no uso de Tecnologias Móveis: A Sala de Aula Expandida com a Plataforma G Suite e Chromebooks. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. p. 599.
Brasil, SEB. (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI.
Leite, R.; Fialho, V. (2017). Relato de experiência com a Khan Academy em um curso técnico à distância. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. p. 81.
Puerta, A. A.; Amaral, R. M. do. (2008). Comparação da educação presencial com a educação à distância através de uma pesquisa aplicada,
Schiehl, E.; Gasparini, I. (2016). Contribuições do Google Sala de Aula para o Ensino Híbrido. RENOTE, v. 14, n. 2,
Schiehl, Edson Pedro; Gasparini, Isabela. (2017). Modelos de Ensino Híbrido: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). p. 1.
Silva, G.; Netto, J. F.; Souza, R. (2016). A Abordagem Didática da Simulação Virtual no Ensino da Química: Um Olhar para os Novos Paradigmas da Educação. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. p. 339.
Silva, K. O. E. D. (2017). Sala de aula invertida: relato de experiência de tutoria do programa na Paraíba, internacional
Scuisato, D. A. S. (2016). Mídias na educação: uma proposta de Potencialização e dinamização na prática docente com a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem coletiva e colaborativa,
Souza, A. C. S. de. (2016) Uso da plataforma Google Classroom como ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem: relato de aplicação no ensino médio.
Witt, D. (2105). Accelerate earning with Google Apps for Education,
Publicado
28/10/2018
Como Citar
SILVA, Gerla; NETTO, José Francisco.
Um Relato de Experiência Usando Google Sala de Aula para Apoio à Aprendizagem de Química. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
p. 119-128.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.119.