Integração de Tecnologias Digitais à Linguagem Oral e Escrita: um estudo de caso no Ensino Fundamental I

  • Rhayanne Nakano UFPR
  • Sabrina Rosa UFPR
  • Selma Santos Rosa UFPR
  • Rodrigo Clemente Thom de Souza UFPR
  • Valdir Rosa UFPR

Resumo


A partir de um estudo de caso constituído de uma intervenção pedagógica com 49 crianças do 5º ano do Ensino Fundamental I, analisou-se a integração de Tecnologias Digitais ao ensino-aprendizagem da temática Linguagem Oral e Escrita (LOE). Nos repositórios digitais, selecionaram-se softewares, aplicativos e outros e, a partir dessa intervenção, se constatou que a integração dessas tecnologias à LOE aumenta o interesse e a motivação das crianças, melhora a compreenssão dos conteúdos ou temas abordados, as deixa mais animadas e felizes, as estimula para a aprendizagem e para o diálogo com os colegas, rompe com a visão do uso da tecnologia somente para o entretenimento, e não para fins educacionais.

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Publicado
28/10/2018
NAKANO, Rhayanne; ROSA, Sabrina; ROSA, Selma Santos; SOUZA, Rodrigo Clemente Thom de; ROSA, Valdir. Integração de Tecnologias Digitais à Linguagem Oral e Escrita: um estudo de caso no Ensino Fundamental I. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 147-156. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.147.