Integração de Tecnologias Digitais à Linguagem Oral e Escrita: um estudo de caso no Ensino Fundamental I
Resumo
A partir de um estudo de caso constituído de uma intervenção pedagógica com 49 crianças do 5º ano do Ensino Fundamental I, analisou-se a integração de Tecnologias Digitais ao ensino-aprendizagem da temática Linguagem Oral e Escrita (LOE). Nos repositórios digitais, selecionaram-se softewares, aplicativos e outros e, a partir dessa intervenção, se constatou que a integração dessas tecnologias à LOE aumenta o interesse e a motivação das crianças, melhora a compreenssão dos conteúdos ou temas abordados, as deixa mais animadas e felizes, as estimula para a aprendizagem e para o diálogo com os colegas, rompe com a visão do uso da tecnologia somente para o entretenimento, e não para fins educacionais.Referências
Boavida, A. M., Ponte, J. P. (2002). Investigação colaborativa: potencialidades e problemas. In: GTI (Org). Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, p. 43-55.
Caiado, R. V. R. e Morais, A. G. (2013). "Práticas de ensino de língua portuguesa com as TDIC". Educação Temática Digital. v. 15, n. 3, p.578 – 594.
Camacho, R. B. (2015). "Relación entre tic y la adquisición de habilidades de lectoescritura em alumnos de primer grado de básica primaria". Investigación & Desarrollo, Barranquilla, v. 23, n. 2, p. 338-368. https://goo.gl/z9Grfi, Fevereiro.
Costa, F. A., Rodriguez, C., Cruz, E. e Fradão, S. (2012). "Repensar as TIC na educação: O professor como agente transformador". Carnaxide: SANTILLANA.
Fernandes, M. A. S. (2014). "O ensino e aprendizagem da escrita com recursos digitais: língua portuguesa no 5º ano de escolaridade". Lisboa: UAB a aula de https://goo.gl/gPqY4n, Agosto.
LSFA. (2014). Centro Assistencial Lar São Francisco de Assis. Disponível em:
Monteiro, M. T. M. M. M. S. (2017)."A utilização da WebSocial na disciplina de turma do 2º Ciclo do Ensino Básico". Lisboa: UAB, Português numa https://goo.gl/1yKGr3.pdf, Agosto.
Nakano, R. Y. (2017). Integração de Tecnologias Digitais á Temática Linguagem Oral e Escrita no Ensino Fundamental I. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Paraná.
Rosa, S. S., Rosa, V. e SALES, M. B. (2014). "Portal virtual Hands-on-Tec: recurso de autoria para professores da educação básica". Multimedia Journal of Research in Education , v. 1, p. 1-6.
Santos, G. Maria. C. e Barros, D. M. V. (2008). "Escola de tempo integral: a informática como princípio educativo". nº 46/8. https://goo.gl/xyHQcx, Abril.
Science. (2014). Lectures aren't just boring, they're Ineffective, too, study finds. AAS: Washington. 12 mai. Disponível em:
Weckelmann, V. F. (2012). "Indicadores de mudanças nas práticas pedagógicas com o uso do computador portátil em escolas do Brasil e de Portugal". São Paulo: PUCSP. https://goo.gl/T7bAbU, Agosto.
Publicado
28/10/2018
Como Citar
NAKANO, Rhayanne; ROSA, Sabrina; ROSA, Selma Santos; SOUZA, Rodrigo Clemente Thom de; ROSA, Valdir.
Integração de Tecnologias Digitais à Linguagem Oral e Escrita: um estudo de caso no Ensino Fundamental I. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
p. 147-156.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.147.