Protagonismo Estudantil no Processo de Aprendizagem com Tecnologia: Uma Revisão Sistemática de Literatura

  • Elvis Melo UFRN
  • Neide Aparecida Alves de Medeiros Instituto Metrópole Digital / UFRN
  • Nathalie Rose Ramos da Fonseca Araújo UFRN
  • Edith Cristina da Nóbrega UFRN
  • Eduardo Aranha UFRN
  • Márcia Lucena UFRN

Resumo


Práticas com uso de tecnologia estão a cada dia sendo difundidas, mas muitas vezes a utilizam apenas para mudança de paradigma, o aluno continua sendo passivo em relação a sua aprendizagem. Este estudo tem o objetivo de analisar os principais trabalhos que colocam o aluno na posição de protagonista nas práticas em informática educacional, assim como as estratégias que os professores estão utilizando para atingir esse fim. Realizamos uma revisão sistemática da literatura disponível em anais de eventos brasileiros e em revistas brasileiras de informática na educação dos últimos cinco anos. Dentre os resultados, são apresentadas as principais contribuições que esses trabalhos trouxeram para essa área de estudo.

Referências


Arruda, J. S. et al (2017) Tecnologias digitais e o processo de protagonismo estudantil no Ensino Fundamental. In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2017). Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola (WIE 2017).

Kitchenham, B. A. (2004). Procedures for undertaking systematic reviews. Technical report, Computer Science Department, Keele University.

Lima, M. S. S.; Lima, L. L. V.; Lima-Neto, C. S.; Castro-Filho, J. A. (2016). Experiência de Aprendizagem Móvel: o uso do WhatsApp no Ensino Fundamental. In: V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016). Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2016).

Valente, J. A. (2014) Aprendizagem ativa no ensino superior: A proposta da sala de aula invertida. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2018.

Wazlawick, R.S. (2014) Metodologia de pesquisa para ciência da computação. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier.

Publicado
28/10/2018
MELO, Elvis; MEDEIROS, Neide Aparecida Alves de; ARAÚJO, Nathalie Rose Ramos da Fonseca; NÓBREGA, Edith Cristina da; ARANHA, Eduardo; LUCENA, Márcia. Protagonismo Estudantil no Processo de Aprendizagem com Tecnologia: Uma Revisão Sistemática de Literatura. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 176-185. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.176.