Desenvolvimento de aplicativos móveis com AppInventor por alunos do ensino médio: relato de um projeto de extensão com foco em acessibilidade

  • Herison Maciel Univesidade Federal do Ceará
  • Marilia Mendes Universidade Federal do Ceará
  • Anna Beatriz Marques Universidade Federal do Ceará

Resumo


A inserção da informática nas escolas possibilita o desenvolvimento do pensamento computacional e a implementação de ideias que solucionem problemas da sociedade. Os projetos de extensão são oportunidades de integrar pesquisas acadêmicas às necessidades de uma comunidade. Este artigo relata um projeto de extensão que visa o desenvolvimento de tecnologias acessíveis para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de um município do interior. Com o intuito de desenvolver o pensamento computacional e a conscientização sobre a importância da acessibilidade, o projeto ofertou para alunos do ensino médio um curso de desenvolvimento de aplicativos com AppInventor durante o qual foram abordados temas relacionados à acessibilidade. Como resultado, os alunos desenvolveram quatro aplicativos e indicaram um maior interesse pela área de Computação.

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Publicado
28/10/2018
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MACIEL, Herison; MENDES, Marilia; MARQUES, Anna Beatriz. Desenvolvimento de aplicativos móveis com AppInventor por alunos do ensino médio: relato de um projeto de extensão com foco em acessibilidade. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 195-204. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.195.