A disseminação do Pensamento Computacional por docentes do Ensino Fundamental I: Relatos de Experiências e Discussões
Resumo
Este trabalho expõe relatos de experiências de práticas sobre Pensamento Computacional aplicadas por docentes do Ensino Fundamental I. Foi ministrada uma formação continuada sobre o assunto, com a condução de atividades desplugadas e plugadas que integram conteúdos dos componentes curriculares. O estudo foi apoiado por uma abordagem qualitativa e de caráter descritivo, sendo as 33 atividades produzidas em curso pelos participantes, o principal meio de análise. Houve uma aderência dos docentes por atividades desplugadas e, em sua maioria, associadas ao raciocínio algorítmico.Referências
Balanskat, A. and Engelhardt, K. (2015). Computing our future: Computer programming and coding. Priorities, school curricula and initiatives across Europe. European Schoolnet.
Barefoot (2014). Primary Computing Resources Concepts: Computational Thinking. Disponível em: [https:// barefootcas.org.uk]. Acesso em: 19/07/2016.
Bell, T., Witten, I. H., and Fellows, M. (2011). Computer Science Unplugged: Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador. CSUnplugged. Traduzido por Luciano Porto Barreto.
Creswell, J. W. (2014). Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: Escolhendo entre Cinco Abordagens. Penso Editora, 3a edition.
de Campos, G. M., Cavalheiro, S., Foss, L., Pernas, A. M., de Brum Piana, C. F., Aguiar,M., Du Bois, A., and Reiser, R. (2014). Organização de informaç ões via pensamento computacional: Relato de atividade aplicada no ensino fundamental. In Workshop de Informática na Escola, 390-399.
Ferreira, A. C. C., Melhor, A., Barreto, J. d. S., de Paiva, L. F., and Matos, E. (2015).Experiência prática interdisciplinar do raciocínio computacional em atividades de computação desplugada na educação básica. In Workshop de Informática na Escola,256-265.
França, R., Ferreira, V., de Almeida, L., and do Amaral, H. (2014). A disseminação do pensamento computacional na educação básica: liç ões aprendidas com experiências de licenciandos em computação. In Workshop sobre Educação em Computação, 1473-1482.
Kalelioglu, F., Gülbahar, Y., and Kukul, V. (2016). A framework for computational thinking based on a systematic research review. Baltic Journal of Modern Computing, 4(3). 583-596.
Leite, M. and da Silva, S. F. (2017). Redimensionamento da computação em processo de ensino na educação básica: O pensamento computacional, o universo e a cultura digital. In Workshop da Licenciatura em Computação, 804-813.
Oliveira, M. M. d. (2016). Como Fazer Pesquisa Qualitativa. Editora Vozes, 7a edition.
Raabe, A., Metzger, J., Gomes, E., Vieira, M. V., Santana, A. L. M., Souza, F. T., Ramos, G., and Cucco, L. (2017). Características do pensamento computacional desenvolvidas em aprendizes do ensino médio por meio de atividades makers. In Workshop de Informática na Escola, 145-154.
SBC (2017). Computação na educação básica (versão preliminar). XXXVII CSBC. Disponível em: [https:// goo.gl/ NNdUv9]. Acesso em: 20/07/2017.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.
Publicado
28/10/2018
Como Citar
MARTINELLI, Suéllen; SAKATA, Tiemi.
A disseminação do Pensamento Computacional por docentes do Ensino Fundamental I: Relatos de Experiências e Discussões. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
p. 235-244.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.235.