A disseminação do Pensamento Computacional por docentes do Ensino Fundamental I: Relatos de Experiências e Discussões

  • Suéllen Martinelli Universidade Federal de São Carlos Campus Sorocaba
  • Tiemi Sakata Universidade Federal de São Carlos

Resumo


Este trabalho expõe relatos de experiências de práticas sobre Pensamento Computacional aplicadas por docentes do Ensino Fundamental I. Foi ministrada uma formação continuada sobre o assunto, com a condução de atividades desplugadas e plugadas que integram conteúdos dos componentes curriculares. O estudo foi apoiado por uma abordagem qualitativa e de caráter descritivo, sendo as 33 atividades produzidas em curso pelos participantes, o principal meio de análise. Houve uma aderência dos docentes por atividades desplugadas e, em sua maioria, associadas ao raciocínio algorítmico.

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Publicado
28/10/2018
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MARTINELLI, Suéllen; SAKATA, Tiemi. A disseminação do Pensamento Computacional por docentes do Ensino Fundamental I: Relatos de Experiências e Discussões. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 235-244. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.235.