Aplicação de Conceitos e Práticas de Atividades do Movimento Maker na Educação Infantil - Um Relato de Experiência para o Ensino Fundamental 1

  • Roberta Emile Oliveira Faculdade Ruy Barbosa
  • Camila Amorim Moura dos Santos Faculdade Ruy Barbosa
  • Edmar Egidio de Souza Faculdade Ruy Barbosa

Resumo


Atividades lúdicas fundamentadas na prática do ensino científico podem contribuir para o aumento do desempenho de habilidades essenciais de crianças. Esse trabalho tem como objetivo, apresentar relatos de experiência da aplicação de atividades baseadas no movimento Maker, trabalhadas na educação infantil. Busca compreender a importância de se trabalhar o desenvolvimento motor; a capacidade de comunicação e fala; as relações sociais; a inteligência emocional; a capacidade de adaptação e desenvolvimento cognitivo. O artigo busca relatar como a cultura Maker fomenta aprendizados alinhados a uma proposta pedagógica que pode ser implementada em escolas públicas e particulares do país.

Referências


Buckingham, D. (2007). Crescer na era das mídias eletrônicas, volume 1. Loyola.

Cheroglu, S. (2014). Educação e desenvolvimento de zero a três anos de idade. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

de Alencar, E. M. L. S. (2003). Contribuições teóricas ao estudo da criatividade. Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa, pages 1–8.

Duarte, A. S., Sanches, R. A., and Dedini, G. F. (2017). Do movimento maker à customização em massa: O uso das tecnologias da informação e comunicação na indústria têxtil e de confecção. 11h Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto, pages 1–10.

Machado, E. and Adalberto, L. (2016). Movimento makers e a aprendizagem criativa no ensino da matemática no fundamental 1. Educação Matemática na Contemporaneidade: Desafios e possibilidades, pages 1–8.

Martins, J. S. (2001). O trabalho com projetos de pesquisa: do ensino fundamental ao ensino médio, volume 1. Editora Papirus.

Piaget, J. (1986). O nascimento da inteligência da criança, volume 1. Editora Crítica.

Piaget, J. (2011). Seis estudos de Piaget, volume 1. Editora Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Pinto, S. L. U., Pinto, S. L. U., Santos, G. S. P., Hamad, A. F., and Teixeira, C. S. (2016). O movimento maker: Enfoque nos fablabs. 26th Conferência ANPROTEC, pages 1–16.

Rafaela Samagaia, D. D. N. (2015). Educação cientíca informal no movimento maker. EX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ENPENC, pages 1–8.

Vygotski, L. (1987). Pensamento e Linguagem Superiores, volume 1. Editora Martins Fontes.

Vygotski, L. (1998). A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores, volume 6. Editora Martins Fontes.

Publicado
28/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Roberta Emile; SANTOS, Camila Amorim Moura dos; SOUZA, Edmar Egidio de. Aplicação de Conceitos e Práticas de Atividades do Movimento Maker na Educação Infantil - Um Relato de Experiência para o Ensino Fundamental 1. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 275-284. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.275.