ProgramChildren: Levando Tecnologia para Crianças de uma Escola Pública

  • Luis V. Braga IFNMG
  • Daniel V. Braga IFNMG
  • Amanda Gusmão Faculdades Integradas Pitágoras
  • Caribe Souza IFNMG
  • Neila Gualberto-Leite IFNMG

Resumo


O uso da programação de computadores nas escolas como ferramenta para o desenvolvimento do pensamento computacional aumenta a habilidade do aluno para compreender os conceitos matemáticos e desenvolve novas estratégias de resolução de problemas, organização do pensamento, além de estimular a criatividade e desenvolver a autonomia da criança. Neste trabalho, apresentamos o relato de experiência de um projeto de extensão desenvolvido com alunos de 5º e 6º anos do ensino fundamental de uma escola pública de Montes Claros-MG. O projeto foi dividido em duas etapas: inicialmente foram trabalhadas atividades em grupo em que se trataram questões de lógica de programação plugadas e desplugadas. Na segunda etapa, os alunos tiveram contato direto com a programação e robótica e a oportunidade de implementar ferramentas que fazem parte do seu dia a dia, utilizando arduíno. Com a metodologia aplicada obtivemos baixo índice de desistência e elevado índice de acertos nas atividades propostas por conteúdo trabalhado.

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Publicado
28/10/2018
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BRAGA, Luis V.; BRAGA, Daniel V.; GUSMÃO, Amanda; SOUZA, Caribe; GUALBERTO-LEITE, Neila. ProgramChildren: Levando Tecnologia para Crianças de uma Escola Pública. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 295-304. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.295.