Espaço Maker nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Possibilidades e Desafios Vivenciados por Estudantes de Graduação do Curso de Engenharia

  • Alexandre Almeida Faculdade Ruy Barbosa Wyden
  • Amós Silva Faculdade Ruy Barbosa Wyden
  • Camila Amorim Moura dos Santos Faculdade Ruy Barbosa
  • Edmar Egidio de Souza Faculdade Ruy Barbosa

Resumo


A proposta da cultura Maker no ambiente educacional tem despertado o interesse de educadores e instituições de ensino, por proporcionar ao aluno a possibilidade de associar os conceitos com práticas, de maneira a torná-lo protagonista na construção do seu conhecimento. Neste trabalho são apresentados relatos da experiência de estudantes de graduação no desenvolvimento de atividades no Espaço Maker em uma instituição privada de ensino no município de Salvador/BA, destacando o processo de adaptação da proposta pedagógica, bem como a concepção de conteúdo, a organização do espaço e o planejamento pedagógico, de maneira que possa estimular a inovação e contribuir para que o movimento Maker na educação se consolide diante do tradicional mecanismo educacional praticado no Brasil.

Referências


Borges, K. S., de Menezes, C. S., and da Cruz Fagundes, L. (2016). Projeto maker como forma de estimular o raciocínio formal através do pensamento computacional. V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016), pages 1–10.

Buckingham, D. (2007). Crescer na era das mídias eletrônicas, volume 1. Loyola.

Cardoso, A. M., de Freitas Azevedo, J., and Martins, R. X. (2013). Histórico e tendências de aplicação de tecnologias no sistema educacional brasileiro. Revista Digital da CVA, pages 1–11.

de Alencar, E. M. L. S. (2003). Contribuiç ões teóricas ao estudo da criatividade. Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa, pages 1–8.

Gavassa, R. C. F. B., Munhoz, G. B., de Mello, L. F., and Carolei, P. (2016). Cultura maker, aprendizagem investigativa por Desafios e resolução de problemas na sme-sp (brasil). FabLearn Org, pages 1–9.

Júdice, A. C. B., Maynardes, A. C., Júdice, M. O., and Aviani, F. L. (2016). Fabricação digital e identidade de territórios em produtos cotidianos. SIGraDi 2016, pages 1–6.

Machado, E. and Adalberto, L. (2016). Movimento makers e a aprendizagem criativa no ensino da matemática no fundamental 1. Educação Matemática na Contemporaneidade: Desafios e possibilidades, pages 1–8.

Pinto, S. L. U., de Azevedo, I. S. C., Santos, G. S. P., Hamad, A. F., and Teixeira, C. S. (2016). O movimento maker: Enfoque nos fablabs. 26th Conferência ANPROTEC, pages 1–16.

Samagaia, R. and Neto, D. D. (2015). Educação cientíca informal no movimento maker. EX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ENPENC, pages 1–8.

Publicado
28/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
ALMEIDA, Alexandre; SILVA, Amós; SANTOS, Camila Amorim Moura dos; SOUZA, Edmar Egidio de. Espaço Maker nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Possibilidades e Desafios Vivenciados por Estudantes de Graduação do Curso de Engenharia. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 305-314. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.305.