Métodos ativos de ensino aliados com tecnologia para a prática de ensino: um relato de experiência

  • Felipe Guimarães Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maici Leite Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Francisco Reinaldo Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Giani Ito Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo


O avanço tecnológico transforma a sociedade, que por sua vez passa a transformar o ambiente escolar. Este artigo apresenta um relato de experiência com o uso da tecnologia a favor da educação por meio das metodologias ativas de ensino, tais como a Aprendizagem Baseada em Times, que tornam os alunos protagonistas no processo de ensino-aprendizagem, enquanto o professor torna-se promotor e tutor da construção do conhecimento de seus alunos. Para esta pesquisa foi realizado um estudo de metodologias de ensino, e aplicação em ambiente escolar, a fim de estudar e analisar o comportamento dos alunos em relação às aulas com propostas de ensino tradicionais.

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Publicado
28/10/2018
GUIMARÃES, Felipe; LEITE, Maici; REINALDO, Francisco; ITO, Giani. Métodos ativos de ensino aliados com tecnologia para a prática de ensino: um relato de experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 333-342. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.333.