Comparando as opiniões do professor e seus alunos sobre o uso de um laboratório virtual de robótica: um relato de experiência

  • Victor Vieira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre
  • Albert Costa Universidade Federal do Acre
  • Bruno Gadelha Universidade Federal do Amazonas

Resumo


Este trabalho apresenta um relato de experiência com a utilização de um laboratório virtual para o ensino de robótica. Alunos do ensino médio do curso Técnico em Informática do Instituto Federal do Amazonas participaram de um curso de extensão em robótica e desenvolveram atividades no simulador de Arduino SimulIDE. As opiniões do professor e dos alunos sobre as atividades foram coletadas e são analisadas no artigo. Os resultados apontam para o laboratório virtual utilizado como uma ferramenta útil na preparação para o desenvolvimento das atividades em laboratório real e como um fator motivador.

Referências


Benitti, F. e Fiori, T.. Supermercado Virtual: software educacional de matemática para o Ensino Fundamental. Anais do Workshop de Informática na Escola. 2010.

Bordini, R.; Otsuka, J.; Beder, D.; Silva, T.; Oliveira, L.; Camargo, A.; Ohnuma, C.; e Ribeiro, M.. LabTecA Laboratório Virtual de Química Analítica. Anais do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2017.

Diwakar, S.; Radhamani, R.; Sasidharakurup, H.; Kumar, D.; Nizar, N.; Achuthan, K.; e Nair, B.. Assessing Students and Teachers Experience on Simulation and Remote Biotechnology VL: A Case Study with a Light Microscopy Experiment. 2016.

Falcão, E. e Machado, L.. Um Laboratório Virtual Tridimensional e Interativo para Suporte ao Ensino de Física. Anais do Workshop de Informática na Escola. 2010.

Godoi, K. e Padovani, S.. Avaliação de material didático digital centrada no usuário: uma investigação de instrumentos passíveis de utilização. Produção, vol. 19, n. 3, 2009.

Guillermo, O.. Uso de laboratórios virtuais de aprendizagem em mecânica dos fluidos em Hidráulica na Engenharia. Anais do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2017.

Koh, J.. Designing and integrating reusable learning objects for meaningful learning: Cases from a graduate programme. Australasian Journal of Educational Technology, n. 33, pg. 136-151, 2017.

Melo, R. e Osso Jr., J.. Laboratórios virtuais e ambientes colaborativos virtuais de ensino e de aprendizagem: conceitos e exemplos. Revista de Informática Aplicada, vol. IV, n. 02, 2008.

Mikhaylov, N. e Chernov, D.. From Virtual Lab to Virtual Development Lab. Proceedings of the 9th IFAC Symposium Advances in Control Education. Nizhny Novgorod, Russia, 2012.

Neves, E. e Boruchovitch, E.. Escala de avaliação da motivação para aprender de alunos do ensino fundamental (EMA). Psicol. Reflex. Crit., vol. 20, n. 3, pg. 406-413, 2007.

Nicolaci-Da-Costa, A. M.. O campo da pesquisa qualitativa e o Método de Explicitação do Discurso Subjacente (MEDS). Psicol. Ref. Crit., Porto Alegre, vol. 20, n. 1, , 2007.

Vieira, V. e Gadelha, B.. RT-GSI-2018-0004. Instrumento para Registro de Experiência Docente no Uso de Laboratórios Virtuais – Terceira Versão. Relatório Técnico do Grupo de Sistemas Inteligentes. 2018. Disponível em https://goo.gl/qVZv7b.

Publicado
28/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
VIEIRA, Victor; COSTA, Albert; GADELHA, Bruno. Comparando as opiniões do professor e seus alunos sobre o uso de um laboratório virtual de robótica: um relato de experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 343-352. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.343.