War Questions: Uma proposta gamificada para criação e resolução de questões contextualizadas

  • Neide Aparecida Alves de Medeiros Instituto Metrópole Digital / UFRN
  • Edith Cristina da Nóbrega UFRN
  • Elvis Melo UFRN
  • Nathalie Rose Ramos da Fonseca Araújo UFRN
  • Rodolfo Costa Instituto Metrópole Digital / UFRN
  • Charles Madeira UFRN
  • José Guilherme Santa Rosa UFRN

Resumo

As discussões em torno do potencial dos jogos transformaram o ensino e a aprendizagem e têm desafiado educadores a encontrarem soluções aplicáveis e que contribuam efetivamente com a aprendizagem dos estudantes. Integrar a gamificação e o uso de recursos tecnológicos em ambientes educacionais propõem uma dinâmica que pode propiciar compartilhamento de conhecimentos e participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo relatar a aplicação de uma proposta gamificada, utilizando o espaço da sala de aula como cenário para motivar e potencializar o estudo dos alunos do ensino fundamental, os envolvendo no processo de criação e resolução de questões contextualizadas.

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Publicado
2018-10-28
Como Citar
MEDEIROS, Neide Aparecida Alves de et al. War Questions: Uma proposta gamificada para criação e resolução de questões contextualizadas. Anais do Workshop de Informática na Escola (WIE), [S.l.], p. 363-372, out. 2018. ISSN 0000-0000. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/14348>. Acesso em: 18 maio 2024. doi: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.363.