Apoiando a avaliação do desempenho dos alunos com base em jogos educacionais

  • Handerson Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Eduardo Aranha Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo


Embora os jogos educativos possam melhorar o desempenho dos alunos, os professores devem ter informações sobre o desempenho dos alunos, a fim de conduzir melhor suas aulas ou prestar uma assistência personalizada, de acordo com as necessidades particulares de cada aluno. Para apoiar estas análises de desempenho, este trabalho propõe uma abordagem que é estruturada como uma plataforma de suporte e um software educacional baseado em jogos. Usando nossa abordagem, além dos benefícios promovidos pelos jogos educativos, fornecemos informações relevantes sobre o desempenho do aluno (erros comuns, simulação passo a passo, competências e habilidades, etc.), ajudando os professores em suas atividades acadêmicas. Este artigo também mostra a abordagem proposta em ação, na qual um jogo educacional foi desenvolvido para validar nossa abordagem.

Referências


Chodorow, K. (2013). MongoDB: The Denitive Guide: Powerful and Scalable Data Storage. " O'Reilly Media, Inc.".

do Espírito Santo, D. and de Menezes, C. (2016). Um ambiente para autoria e realização de aventuras pedagógicas digitais. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 5, page 588.

Kalin, M. (2013). Java Web Services: Up and Running: A Quick, Practical, and Thorough Introduction. " O'Reilly Media, Inc.".

Kim, Y. J. and Shute, V. J. (2015). Opportunities and challenges in assessing and supporting creativity in video games. In Video games and creativity, pages 99–117. Elsevier.

Novak, E., Johnson, T. E., Tenenbaum, G., and Shute, V. J. (2016). Effects of an instructional gaming characteristic on learning effectiveness, efciency, and engagement: using a storyline for teaching basic statistical skills. Interactive Learning Environments, 24(3):523–538.

Pereita, J. L. D. and Bonini-Rocha, A. C. (2013). Prática de informática na educação: Ambiente de experiência itae com alunos da universidade de brasília (unb). In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 2.

Shute, V. J. (2011). Stealth assessment in computer-based games to support learning. Computer games and instruction, 55(2):503–524.

Shute, V. J. and Ventura, M. (2013). Measuring and supporting learning in games: Stealth assessment.

Sriparasa, S. S. (2013). JavaScript and JSON essentials. Packt Publishing Ltd.

Victal, E. and de Menezes, C. (2016). Avagames: Um ambiente para apoio à avaliação da aprendizagem em jogos digitais. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 5, page 477.

Publicado
28/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
MEDEIROS, Handerson; ARANHA, Eduardo. Apoiando a avaliação do desempenho dos alunos com base em jogos educacionais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 411-420. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.411.