O uso de ferramentas digitais de comunicação como recurso para o planejamento colaborativo e interdisciplinar docente

  • Cibelle Valença Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ádila Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Barbara Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Bruna Braga Baracho IMD
  • Isabel Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lucineide Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Cristina Paiva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo


Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa descritiva realizada em uma instituição pública dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio, localizada na cidade de Natal. O objetivo é investigar como acontece o planejamento dos professores no âmbito escolar e se usam ferramentas digitais de comunicação que promovem a colaboração. Os dados obtidos através da aplicação de um questionário on-line, demonstraram que o fator tempo interfere na efetivação do planejamento colaborativo, e que mesmo fazendo uso cotidianamente destas ferramentas, elas não são utilizadas pela maior parte dos participantes no planejamento, mas que existe em todo grupo interesse em conhecer suas possibilidades para o trabalho pedagógico.

Referências


ALMEIDA, M.; VALENTE, J. "Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes". São Paulo: Paulus, 2011.

CIRÍACO, Douglas. "Aprenda a utilizar o Google Docs". 2008 Disponível em: . Acesso em: 08 nov. 2015.

CIRIBELLI, Marilda Corrêa. "Como elaborar uma Dissertação de Mestrado através de pesquisa científica". Rio de Janeiro: 7Letras, 2003.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. "Interdisciplinaridade: um projeto em parceria". Loyola 5ª ed. São Paulo. 2002

GIL, Antonio Carlos. "Metodologias e técnicas de pesquisa social". 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.

LIBÂNEO, José Carlos. "Didática". 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2013.

PIMENTEL, Mariano; FUKS, Hugo (Org.). "Sistemas Colaborativos". Série Campus / SBC - Sociedade Brasileira de Computação. Elsevier Editora, 2012.

Portaria nº 114/2018-SEEC/GS. Disponível em . Acesso em: 09 jun. 2018.

SALES, Selma Bessa; CRUZ, Alba Liarth da. "Uma experiência de formação de professores para o uso das ferramentas digitais e criação de redes de aprendência." In: Congresso Brasileiro de Informática da Educação, 26 a 30 nov. 2012. Anais (online) do XVIII WIE - Workshop de Informática na Educação. p. 1894-1904. Rio de Janeiro: WIE, 2012. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2018.

Publicado
28/10/2018
VALENÇA, Cibelle; FERREIRA, Ádila; SOUZA, Barbara; BARACHO, Bruna Braga; NUNES, Isabel; ARAÚJO, Lucineide; PAIVA, Maria Cristina; VIEIRA, Maria. O uso de ferramentas digitais de comunicação como recurso para o planejamento colaborativo e interdisciplinar docente. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 529-538. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.529.