Criação de Instrumento para Avaliação da Alfabetização Computacional

  • Williane Rodrigues de Almeida Silva Universidade de São Paulo
  • Edmir Prado Universidade de São Paulo

Resumo


Este projeto de pesquisa tem como objetivo criar um instrumento que avalie o nível de conhecimentos e habilidades relacionados à Alfabetização Computacional (AC). A carência de conhecimentos de AC prejudica o desempenho profissional e sua integração na sociedade digital. Conhecer o nível de conhecimento de AC possibilita identificar pontos de melhoria necessários na educação de informática no ensino fundamental e médio. Para o desenvolvimento desse instrumento o projeto partiu de quinze aspectos de conhecimentos de AC identificadas na literatura. Com base nesses aspectos de conhecimentos e habilidades, foi possível criar o instrumento e validá-lo por meio de grupo focal.

Referências


Alavi, S. M., Borzabadi, D. and Dashtestani, R. (2016). "Computer Literacy in Learning Academic English: Iranian Eap Students'and Instructors'Attitudes and Perspectives". Teaching English with Technology, 16(4): 56–77.

Aureliano, V. C. O. and Tedesco, P. C. A. R. (2012). "Ensino-aprendizagem de programação para iniciantes: uma Revisão Sistemática da Literatura focada no SBIE e WIE". Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE), vol. 23, n. 1.

Bardin, L. (2006). "Análise de conteúdo (L. de A. Rego and A. Pinheiro, Trads.)". Lisboa: Edições 70. (Obra original publicada em 1977)

Coutinho, C. P. and Lisbôa, E. S. (2011). "Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI". Revista de Educação, 18(1): 5–22.

Cutts, Q., Esper, S. and Simon, B. (2011). "Computing as the 4th r: a general education approach to computing education". In: Proceedings of the seventh international workshop on Computing education research, p. 133–138, ACM.

Danner, R. and Pessu, C. (2013). "A survey of ICT competencies among students in teacher preparation programmes at the university of Benin, Benin city, Nigeria". Journal of Information Technology Education: Research, Informing Science Institute, v. 12, n. 1, p. 33–49.

Filatro, A. and Piconez, S. C. B. (2004). "Design instrucional contextualizado-educação et". Senac.

Gatti, B. A. (2005). "Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas". In: Série pesquisa em educação. Líber Livro.

Gil, A. C. (2007). "Como elaborar projetos de pesquisa". São Paulo: Atlas.

Goldweber, M., Barr, J. and Leska, C. (1994). "A new perspective on teaching computer literacy". In: ACM SIGCSE Bulletin, v. 26, n. 1, p. 131–135, ACM.

Heerwegh, D., Wit, K. D. and Verhoeven, J. C. (2016). "Exploring the self-reported ICT skill levels of undergraduate science students". Journal of Information Technology Education, v. 15.

Hoar, R. (2014). "Generally educated in the 21st century: The importance of computer literacy in an undergraduate curriculum". In: Proceedings of the Western Canadian Conference on Computing Education, p. 6, ACM.

Hoffman, M. E. and Vance, D. R. (2005). "Computer literacy: what students know and from whom they learned it". In: ACM SIGCSE Bulletin, v. 37, n. 1, p. 356–360, ACM.

Kitchenham, B. A. (2007). "Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering".

Liao, L. and Pope, J. W. (2008). "Computer literacy for everyone". Journal of Computing Sciences in Colleges, v. 23, n. 6, p. 231–238.

Mason, J. and Morrow, R. M. (2006). "YACLD: yet another computer literacy definition". Journal of Computing Sciences in Colleges, v. 21, n. 5, p. 94–100.

Moraes, R. (1999). "Análise de conteúdo". Revista Educação, 22(37): 7-32.

Moura, E. M. S. (2010). "Inclusão, alfabetização e fluência digital". Trabalho de (Pós-Graduação em Mídias na Educação) – conclusão de especialização Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Ncube, L. S. et al. (2016). "Cyberbullying a desecration of information ethics: Perceptions of post-high school youth in a rural community". Journal of Information, Communication and Ethics in Society, 14(4): 313–322.

Silva, W. R. A. and Prado, E. (2017). "Avaliação do Nível de Alfabetização Computacional de Indivíduos: Uma Revisão Sistemática da Literatura". In: Anais do Workshop de Informática na Escola, p. 1003.

Top, M. and Yilmaz, A. (2015). "Computer anxiety in nursing: an investigation from Turkish nurses". Journal of medical systems, 39(1): 163.

Wang, M. A. and Prado, E. P. V. (2015). "Critérios para avaliação da alfabetização computacional". Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo.

Willoughby, T. C. (1983). "Exposure, knowledge or skill the computer literacy dilemma". In: The Proceedings of the Twentieth Annual Computer Personnel on Research Conference, p. 75–78, ACM.

Publicado
28/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Williane Rodrigues de Almeida; PRADO, Edmir. Criação de Instrumento para Avaliação da Alfabetização Computacional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 670-679. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.670.