Incentivando a Aprendizagem de Arquitetura de Computadores em Cursos de Computação Através de um Simulador do Microprocessador Z-80 com Kahoot!

  • Rodrigo Costa Universidade Estadual da Paraíba
  • André Luiz Bernardo Universidade Estadual da Paraíba
  • Ingrid Morgane M. de Lucena Universidade Estadual da Paraíba

Resumo


Este trabalho trata-se da aplicação de um simulador do microprocessador Z-80 na disciplina de Arquitetura de Computadores no curso de Computação da IES A, sob a hipótese que a mesma proporcionaria uma maior compreensão sobre o assunto de processadores aos alunos. Para aferir a melhoria na aprendizagem, foram aplicadas duas avaliações de mesmo nível, uma antes da explicação e execução de rotinas no simulador, e outra depois. Elas foram aplicadas utilizando o ambiente qualificador de aprendizagem Kahoot!, baseado em gamificação, motivador para os estudantes durante o processo avaliativo. Verificou-se um aumento de 8,3% na média de acertos e altos índices de satisfação com a experiência.

Referências


Costa, R. A., et al. (2016), Projeto Pedagágico de Curso: Computação. Universidade Estadual da Paraíba.

Cypriano, L. B. (1983), Multiprocessador Z80 Hardware. 1. ed. São Paulo: Livros Érica Editora.

da Rocha Seixas, L., Gomes, A. S., and de Melo Filho, I. J. (2016). Effectiveness of gamification in the engagement of students. Computers in Human Behavior, 58:48-63.

Dellos, R. (2015), "Kahoot! A digital game resource for learning". In: International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, 12(4), p. 49-52.

Diab, H B., Demashkieh, I., (1991), A Computer-Aided Teaching Package for Microprocessor Systems Education. 5 p.

Falavigna, V. D. (2015), "Experiência do Usuário: Análise e Aplicação de Métodos de Avaliação". Dissertação de Mestrado, Universidade de Caxias do Sul.

Gil, A. C. (2011), Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas.

Monteiro, R. (2012), Introdução à Organização de Computadores, 5. ed. Edição, LTC,

Mudge, T. N., Buzzard, G. D, (1983), "Teaching Assembly Language Programming with ZIP, a Z80 Assembly Language Interpreter Program". Univ Illinois, New England.

Stallings, W. (2010), Arquitetura e Organização de Computadores. 8. ed. São Paulo: Pearson Pratice Hall.

Triviños, A. N. S. (1987), Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.
Publicado
28/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
COSTA, Rodrigo; BERNARDO, André Luiz; LUCENA, Ingrid Morgane M. de. Incentivando a Aprendizagem de Arquitetura de Computadores em Cursos de Computação Através de um Simulador do Microprocessador Z-80 com Kahoot!. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 710-714. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.710.