Felpo Filva e as TICs: oportunizando práticas contextualizadas de escrita e leitura no terceiro ano do ciclo de alfabetização
Abstract
This article is an experience report about a work developed from the reading of Eva Furnari's book Felpo Filva, in a third year of elementary school class of a municipal school in Porto Alegre. The work's objectives were to investigate the student's writings describing how they made their productions and how they were motivated facing the challenges and situations created from the reading and the activities experienced with several reading materials in the classroom and in the informatics laboratory. The subjects are 26 children from both genders, with ages that vary from 8 to 11 years-old, in the year of 2014. The results show evolutions regarding the writing levels and reading and literacies practices development.References
BRASIL. MEC. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental – Alfabetização e Linguagem. Brasília: MEC, 2007.
FERREIRO, E. O momento atual é interessante porque põe a escola em crise. Entrevista concedida pela psicolinguísta argentina Emilia Ferreiro a revista Nova Escola. Out. 2006. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/momento-atual-423395.shtml. Acesso em: 27 out. 2014.
FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. Trad. Horácio Gonzales. 25. Ed. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleções Questões da Nossa Época, v. 14).
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Trad. D. M. Lichtenstein, L. Di Marco e M. Corso. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
SANTAROSA, L. M. C. (Org.). Tecnologias digitais acessíveis. Porto Alegre: JSM Comunicação Ltda., 2010.
SANTIAGO, M. F. e LIMA, R, W. Blog: uma ferramenta de aprendizagem no Ensino Médio Inovador. In: II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013) XIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2013), Anais do WIE 2013, p. 80-89. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2621/2276
SEBER, M. da G. A escrita infantil: o caminho da construção. São Paulo: Scipione, 1997. (Coleção Pensamento e Ação no Magistério).
SILVA NETO, S.; SANTOS, H. R.; SOUZA, A. A.; SANTOS, W. O. Jogos Educacionais como Ferramenta de Auxílio em Sala de Aula. In: II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013) XIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2013), Anais do WIE 2013, p. 130-139. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2634/2288
SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935. Acesso em: 5 set. 2014.
SOUZA, G. de. Ferramentas disponíveis na web que desafiam o desenvolvimento da comunicação. Do mar das ideias ao mar das letras: algumas navegações sobre a leitura e a escrita. In: BRASIL. MEC/TV ESCOLA. Novas formas de aprender: comunidades de aprendizagem. Boletim 15. Ago. 2005.
YIN, R. Estudo de caso: planejamento e método. 4° Ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
FERREIRO, E. O momento atual é interessante porque põe a escola em crise. Entrevista concedida pela psicolinguísta argentina Emilia Ferreiro a revista Nova Escola. Out. 2006. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/momento-atual-423395.shtml. Acesso em: 27 out. 2014.
FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. Trad. Horácio Gonzales. 25. Ed. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleções Questões da Nossa Época, v. 14).
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Trad. D. M. Lichtenstein, L. Di Marco e M. Corso. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
SANTAROSA, L. M. C. (Org.). Tecnologias digitais acessíveis. Porto Alegre: JSM Comunicação Ltda., 2010.
SANTIAGO, M. F. e LIMA, R, W. Blog: uma ferramenta de aprendizagem no Ensino Médio Inovador. In: II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013) XIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2013), Anais do WIE 2013, p. 80-89. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2621/2276
SEBER, M. da G. A escrita infantil: o caminho da construção. São Paulo: Scipione, 1997. (Coleção Pensamento e Ação no Magistério).
SILVA NETO, S.; SANTOS, H. R.; SOUZA, A. A.; SANTOS, W. O. Jogos Educacionais como Ferramenta de Auxílio em Sala de Aula. In: II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013) XIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2013), Anais do WIE 2013, p. 130-139. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2634/2288
SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935. Acesso em: 5 set. 2014.
SOUZA, G. de. Ferramentas disponíveis na web que desafiam o desenvolvimento da comunicação. Do mar das ideias ao mar das letras: algumas navegações sobre a leitura e a escrita. In: BRASIL. MEC/TV ESCOLA. Novas formas de aprender: comunidades de aprendizagem. Boletim 15. Ago. 2005.
YIN, R. Estudo de caso: planejamento e método. 4° Ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Published
2015-10-25
How to Cite
SILVA, Lisandra Almeida da; CORBELLINI, Silvana.
Felpo Filva e as TICs: oportunizando práticas contextualizadas de escrita e leitura no terceiro ano do ciclo de alfabetização. In: WORKSHOP ON COMPUTING AT SCHOOL (WIE), 21. , 2015, Maceió.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2015
.
p. 34-41.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.34.
