Felpo Filva e as TICs: oportunizando práticas contextualizadas de escrita e leitura no terceiro ano do ciclo de alfabetização

  • Lisandra Almeida da Silva UFRGS
  • Silvana Corbellini UFRGS

Resumo


Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre o trabalho desenvolvido a partir da leitura do livro Felpo Filva, de Eva Furnari, em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre. Os objetivos do trabalho foram investigar as escritas dos alunos descrevendo como realizaram suas produções e como se motivaram diante dos desafios e situações criadas a partir da leitura e das atividades vivenciadas com diversos portadores de texto na sala de aula e no laboratório de informática. Os sujeitos são 26 crianças de ambos os sexos, com idades que variam de 8 a 11 anos, no ano de 2014. Os resultados mostram evoluções no que se refere aos níveis de escrita e desenvolvimento da leitura em práticas de letramento.

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Publicado
25/10/2015
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SILVA, Lisandra Almeida da; CORBELLINI, Silvana. Felpo Filva e as TICs: oportunizando práticas contextualizadas de escrita e leitura no terceiro ano do ciclo de alfabetização. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 34-41. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.34.