Pensamento Computacional: transformando ideias em jogos digitais usando o Scratch

  • Carla Lopes Rodriguez Universidade de São Paulo
  • Aparecida Maria Zem-Lopes Universidade de São Paulo / Faculdade de Tecnologia de Jahu
  • Leonardo Marques Universidade Federal de São Carlos
  • Seiji Isotani Universidade de São Paulo

Resumo


A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação à rotina das escolas se faz hoje necessária, uma vez que possuem potencial para transformar o processo de ensino e aprendizagem e podem contribuir para o desenvolvimento de diversas habilidades nos jovens estudantes como, por exemplo, o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas. Nesse sentido, esse trabalho apresenta a experiência vivenciada em um projeto, realizado no âmbito de um programa de Pré-Iniciação Científica, cujo objetivo principal foi desenvolver noções básicas do "pensamento computacional", junto aos alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública, por meio dos recursos do Scratch.

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Publicado
25/10/2015
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RODRIGUEZ, Carla Lopes; ZEM-LOPES, Aparecida Maria; MARQUES, Leonardo; ISOTANI, Seiji. Pensamento Computacional: transformando ideias em jogos digitais usando o Scratch. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 62-71. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.62.