A Olimpíada de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental: A interdisciplinaridade por meio do software Scratch

  • Neuza Terezinha Oro Universidade de Passo Fundo
  • Ariane Mileidi Pazinato Faculdade Meridional
  • Adriano Canabarro Teixeira Universidade de Passo Fundo
  • Ádler Jonas Gross Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio Grandense

Resumo


O uso de recursos tecnológicos, em especial de computadores na educação, vem qualificando processos de ensino e aprendizagem. Esta percepção ganha força ao analisar uma parceria existente entre a Universidade de Passo Fundo e a Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo, Brasil, que tem se consolidado através da realização de projetos na área de informática educativa e inclusão digital. Um desses projetos é a Olimpíada de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental, usando o Scratch. Este artigo relata a metodologia da Olimpíada, bem como apresenta a análise de dois desafios constituintes da prova final. Foram realizadas duas edições, em 2013 e 2014, das quais participaram 29 equipes da cidade de Passo Fundo e região. Nelas foi possível constatar, entre outros elementos, que a programação de computadores apresenta grande fascínio nos jovens e possui grande potencial didático-pedagógico, desenvolvendo habilidades como o raciocínio lógico, pensamento procedimental e interdisciplinar.

Referências

Gewerc, Adriana y Almudena Alonso-Ferreiro (2014) "Enriquecimiento de la enseñanza con tecnologías. La visión del alumnado". RELATEC Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa Web: http://campusvirtual.unex.es/revistas Vol 13(1), 75-87.

Lévy, Pierre (1999)"Cibercultura", Tradução de Carlos Irineu da Costa, São Paulo: Ed.34.

Marques, M. T. P. M. (2009) "Recuperar o engenho a partir da necessidade, um recurso às tecnologias educativas: contributo do ambiente gráfico de programação o Scratch em contexto formal de aprendizagem". (Tese de Mestrado em Ciências da Educação, Universidade de Lisboa). Recuperado 10, junho 2012 em http://repositorio.ul.pt/handle/10451/847.

Papert, S. (1986) "Logo: computadores e educação". Brasiliense, São Paulo, Brasil.

Pinto, A. S. (2010). "Scratch na aprendizagem da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico: estudo de caso na resolução de problemas". Dissertação (Mestrado em Estudos da Criança). Universidade do Minho, Minho, Portugal.

Pozzo, J. I. (2002). "Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem". Porto Alegre: Artmed.

Smole, K. S.; Diniz, M. I. (2001) "Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática", Porto Alegre: Artmed.

Valente, J. A., Almeida, F. J. (1999)"Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor", http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/library/valente.html, junho 2014.
Publicado
25/10/2015
Como Citar

Selecione um Formato
ORO, Neuza Terezinha; PAZINATO, Ariane Mileidi; TEIXEIRA, Adriano Canabarro; GROSS, Ádler Jonas. A Olimpíada de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental: A interdisciplinaridade por meio do software Scratch. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 102-111. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.102.