Experiência Prática Interdisciplinar do Raciocínio Computacional em Atividades de Computação Desplugada na Educação Básica

  • Ana Carolina C. Ferreira Universidade Federal da Bahia
  • André Melhor Universidade Federal da Bahia
  • Jandiaci dos S. Barreto Universidade Federal da Bahia
  • Luiz Fernando de Paiva Universidade Federal da Bahia
  • Ecivaldo Matos Universidade Federal da Bahia

Resumo


Neste artigo é descrito um relato de experiência de como foi- trabalhado o raciocínio computacional integrando os conteúdos curriculares da educação básica (ensino fundamental e médio) de uma escola pública, por meio da computação desplugada, trazendo uma possibilidade metodológica de construção interdisciplinar dos conhecimentos da Ciência da Computação incorporados nas disciplinas escolares, de maneira dialógica. Ao longo do texto é apresentado um sumário das atividades, conteúdos e turmas que foram trabalhadas, bem como as opiniões dos professores a respeito das intervenções na escola.

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Publicado
25/10/2015
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FERREIRA, Ana Carolina C.; MELHOR, André; BARRETO, Jandiaci dos S.; PAIVA, Luiz Fernando de; MATOS, Ecivaldo. Experiência Prática Interdisciplinar do Raciocínio Computacional em Atividades de Computação Desplugada na Educação Básica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 256-265. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.256.