Experiência Prática Interdisciplinar do Raciocínio Computacional em Atividades de Computação Desplugada na Educação Básica

  • Ana Carolina C. Ferreira Universidade Federal da Bahia
  • André Melhor Universidade Federal da Bahia
  • Jandiaci dos S. Barreto Universidade Federal da Bahia
  • Luiz Fernando de Paiva Universidade Federal da Bahia
  • Ecivaldo Matos Universidade Federal da Bahia

Resumo


Neste artigo é descrito um relato de experiência de como foi- trabalhado o raciocínio computacional integrando os conteúdos curriculares da educação básica (ensino fundamental e médio) de uma escola pública, por meio da computação desplugada, trazendo uma possibilidade metodológica de construção interdisciplinar dos conhecimentos da Ciência da Computação incorporados nas disciplinas escolares, de maneira dialógica. Ao longo do texto é apresentado um sumário das atividades, conteúdos e turmas que foram trabalhadas, bem como as opiniões dos professores a respeito das intervenções na escola.

Referências

Bell, T.; Alexander, J.; Freeman, I.; Grimley, M. (2009). Computer science unplugged: School students doing real computing without computers. The New Zealand Journal of Applied Computing and Information Technology, 13(1):20–29.

Bell, T.; Witten, I.H.; Fellows, M. (2011). Computer Science Unplugged: Ensinando ciência da computacão sem o uso do computador. Tradução coordenada por Luciano Porto Barreto.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica (2010). Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos. Brasília.

Cassel, L. N. (2011). Interdisciplinary computing is the answer: now, what was the question?. ACM Inroads, vol. 2, issue 1. p. 4­6.

Carvalho, M.L.B.; Chaimowicz, L.; Moro, M. M. (2013) Pensamento Computacional no Ensino Médio Mineiro. In: Anais do XIX Workshop de Informática na Escola.

Fortes, C.C. (2009). Interdisciplinaridade: origem, conceito e valor. Revista acadêmica Senac on­line. 6a ed. setembro­novembro.

Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Howell et al, L. (2011). Computational thinking: modeling applied to the teaching and learning of english. In Procs. of ACM­SE, pages 48–53, Kennesaw, Georgia, EUA.

Japiassú, H.; Marcondes, D. (1993). Dicionário básico de filosofia. Zahar.

Jenkins, J.T.; Jerkins, J. A.; Stenger, C.L. (2012). A plan for immediate immersion of computational thinking into the high school math classroom through a partnership with the alabama math, science, and technology initiative. In Procs. of ACM­SE, pages 148–152, Tuscaloosa, Alabama, EUA.

Pinto, C.L.Q.; Rocha, C.R.C., Vilarim, G.. (2010). Desafios da Prática Interdisciplinar em Cursos de Ciência da Computação: a Experiência da UNIFESO. XVIII Workshop sobre Educação em Computação. In: Anais do XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.

Ribeiro, L.; Nunes, D.J.; da Cruz, M.K.; Matos, E.S (2013). In 2nd Workshop­School on Theoretical Computer Science. (p. 22).

Thiesen, J.S. (2008) A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino­aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, p. 545­554.
Publicado
25/10/2015
FERREIRA, Ana Carolina C.; MELHOR, André; BARRETO, Jandiaci dos S.; PAIVA, Luiz Fernando de; MATOS, Ecivaldo. Experiência Prática Interdisciplinar do Raciocínio Computacional em Atividades de Computação Desplugada na Educação Básica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 256-265. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.256.